jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar realiza sua primeira campanha de doação do ano em parceria com a Fundação Hemopa

Por Marcelo Zeno (HJB)
01/02/2024 13h57
Abertura: 02/02/2024 08h30
Encerramento: 02/02/2024 16h00
Local: Hospital Jean Bitar
Endereço: Rua Cônego Jerônimo Pimentel, n° 543, Umarizal/Belém
Contatos: Ascom HJB: Marcelo Zeno - 98411-4661.

Com o intuito de contribuir e manter a regularidade do estoque de sangue da hemorrede estadual, nesta sexta-feira, 2, das 8h30 às 16h, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, vai promover a campanha de doação de sangue alusiva ao carnaval em parceria com a Fundação Hemopa. A mobilização conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade hospitalar com apoio da equipe da Agência Transfusional (AT), tem a meta de efetuar 50 coletas.

Referência na assistência de média e alta complexidade, no ano passado, a equipe multiprofissional garantiu a realização de aproximadamente 780 transfusões de sangue em pacientes internados no HJB. Isso representa uma média de 65 transfusões/mês.

A primeira campanha de doação de sangue de 2024 do HJB envolverá colaboradores, acompanhantes e voluntários do entorno do HJB, cujo tema é: “No Bloco Salva-Vidas, doar sangue é só alegria”, em alusão ao período festivo de carnaval. As coletas serão realizadas na Unidade Móvel do hemocentro, que estará estacionada na frente do hospital, na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, n° 543, Umarizal/Belém-PA.

Os voluntários da campanha que efetivarem a doação de sangue vão concorrer a sorteio de brindes doados por instituições parceiras.

Cerca de 20 profissionais da Fundação Hemopa estarão no atendimento dos voluntários da doação de sangue, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e pessoal de apoio.

Quem pode doar sangue:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Apresentar documento original, assinado e com foto

- Ter mais de 50kg;

- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de 2 dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac e 7 dias para quem recebeu as demais vacinas;

- Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

jogatina Mapa do site