jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Secult lança o edital “Prêmio Conceito do Parque da Cidade”

Por Gabriel Marques (SECULT)
12/12/2019 20h10
Abertura: 13/12/2019 15h00
Encerramento: 13/12/2019 19h00
Local: Salão de Atos do Palácio do Governo
Endereço: Avenida Dr. Freitas, 2.531, Belém - Marco
Contatos: Úrsula Pereira - Ascom Secult 98092-3896/ Gabriel Marques – Ascom Secult 98551-2114 / Rodrigo Avelar – Ascom Secult 98472-5052

Para criar um espaço democrático, inclusivo e de dinâmicas culturais que giram em torno da cidade de Belém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lança nesta sexta-feira (13), às 15 h, o edital “Prêmio Conceito do Parque da Cidade”, que vai selecionar os melhores projetos arquitetônicos para o futuro Parque da Cidade – que visa ressignificar o Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, antigo aeroclube, transformando o local em um grande centro para práticas culturais, de esporte e lazer, para a população.

O edital vai selecionar os dois melhores projetos, por meio de três etapas que consideram a participação popular, o Plano Diretor de Belém e as diretrizes relativas aos conceitos arquitetônico e paisagístico apresentados pelos candidatos– visto que o espaço possui uma área equivalente a 90 campos de futebol e está no entorno dos bairros do Marco, Souza, Sacramenta e Pedreira.

A primeira etapa é composta pela consulta pública, feita pela população, com o objetivo de incluir os cidadãos interessados no processo de discussão sobre o que o Parque da Cidade agregará aos seus bairros. Após todos os subsídios coletados na consulta, a Fadesp (Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa) e a Secult farão a segunda etapa, de caráter técnico, que consiste na realização de um concurso público nacional para a escolha de dois projetos que se adequam ao conceito do Parque da Cidade.

A participação popular se fará ainda mais presente na terceira etapa do edital. Será realizada uma votação pública durante a 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em 2020. A população vai ter acesso aos projetos e memoriais explicativos escolhidos nas etapas anteriores, e poderá escolher o projeto.

jogatina Mapa do site