jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO GOVERNO

Vice-governador Zequinha Marinho assume seu primeiro cargo no Executivo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/01/2015 17h49

Com 17 anos de vida política, exercendo cargos no Poder Legislativo estadual e federal, José da Cruz Marinho (Zequinha Marinho), 55 anos, ocupa pela primeira vez um cargo no Executivo. Ele é o novo vice-governador do Pará, eleito na chapa de Simão Jatene, e o primeiro representante do sul do Estado a ocupar o cargo. Nascido em Araguacema, no Estado de Goiás, em 18 de setembro de 1959, Zequinha é filho de Eduardo Marinho de Oliveira e Carolina da Cruz Marinho. A família se mudou para Conceição do Araguaia, no sul do Pará, onde ele cresceu, estudou e trabalhou como comerciário, técnico em contabilidade, servidor público municipal e funcionário concursado do Banco da Amazônia.

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), Zequinha Marinho também é bacharel em Teologia, pela Faculdade João Calvino (DF), técnico em contabilidade e atualmente faz pós-graduação em Administração Pública na Faculdade Internacional (PR). Evangélico da Igreja Assembleia de Deus, ele é casado com a pedagoga Júlia Maria da Cruz Marinho, deputada federal eleita, e pai de Letícia, Ana Laura e Alice.

Zequinha Marinho começou sua trajetória política se elegendo, em 1997, deputado estadual. Integrou a Assembleia Legislativa por dois mandatos, sendo eleito deputado federal. Na Câmara Federal atuou por três mandatos consecutivos, se destacando na busca de soluções para problemas sociais, ambientais e agrários, e por recursos destinados à construção de obras de infraestrutura, nas áreas de saúde, transportes, segurança e educação.

Em Brasília - No Congresso Nacional, ele participou, como presidente, membro titular e suplente de Comissões Permanentes, dentre as quais as Comissões de Fiscalização Financeira e Controle; Seguridade Social e Família; Relações Exteriores e Defesa Nacional; Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Finanças e Tributação; Viação e Transportes; Diretos Humanos; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e, mais recentemente, na presidência da Comissão de Legislação Participativa. Como membro titular do Conselho de Ética também participou de diversas Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito (CPMIs), como a do Trabalho Escravo.

Zequinha Marinho é presidente estadual do Partido Social Cristão (PSC), que saiu das últimas eleições com uma deputada federal - Júlia Marinho - e dois deputados estaduais, Jaques Neves e Olival Marques.

O trabalho como líder evangélico, membro da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (Comieadepa), lhe permitiu manter um bom relacionamento com líderes e membros da Assembleia de Deus e de outras igrejas evangélicas do Estado, e também com a Igreja Católica.

Em sua atividade parlamentar, Zequinha Marinho atua em defesa dos interesses da família e pela valorização do ser humano. (Com a colaboração da Ascom/Vice-governadoria).

jogatina Mapa do site