jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governador entrega UIPP no Icuí-Guajará no aniversário de Ananindeua

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/01/2015 19h06

Em seu aniversário de 71 anos de emancipação, o município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, recebeu na manhã deste sábado (3) uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), localizada no conjunto Uirapuru, no bairro Icuí-Guajará. A obra, inaugurada pelo governador Simão Jatene, o vice-governador Zequinha Marinho e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, faz parte dos quase R$ 550 milhões investidos pelo Governo do Estado em obras na área de Segurança Pública, incluindo reformas e construções, de UIPPs, delegacias e aquisição de veículos e equipamentos, com o objetivo de garantir a melhoria dos serviços prestados à população.

A UIPP funciona com a diretriz da polícia comunitária, valorizando a prevenção de crimes e a identificação e resolução de problemas. O projeto visa fortalecer os laços com a comunidade, resgatando a confiança social e buscando a redução da violência e da criminalidade, favorecendo o processo de inclusão social e de difusão da cultura de paz. No mesmo espaço físico são oferecidos ações e serviços das polícias Civil e Militar, atendimento de profissionais do setor psicossocial durante 24 horas, ocorrências policiais e área de mediação de conflitos, além das áreas que trabalham as políticas sociais do governo, como o Programa Pro Paz.

O delegado Eliezer Machado é o diretor da unidade. “O Icuí-Guajará é considerada uma área de risco. A comunidade daqui já pleiteava uma Unidade Integrada Pro Paz, que hoje está sendo inaugurada para beneficiar, de todas as formas, a comunidade local, tendo em vista que vão trabalhar em conjunto a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, e teremos também o atendimento multidisciplinar com assistentes sociais e psicólogos. Só quem ganha é a comunidade”, afirmou o delegado.

Ele também destacou os serviços de cidadania que serão prestados pela UIPP. “Aqui teremos outros serviços, como emissão de documentos – carteira identidade, CPF e carteira profissional. Teremos ainda, futuramente, uma quadra para fazer eventos esportivos para crianças e adolescentes. Então, a comunidade do Icuí-Guajará está de parabéns. A obra diminuirá, com certeza, o nível de criminalidade, pois com a presença constante das polícias Civil e Militar esses índices baixarão consideravelmente”, reiterou Eliezer Machado.

Fabrício Souza, presidente da Associação de Moradores do Residencial Uirapuru, destacou a importância da unidade para os moradores do bairro. “Essa obra não traz somente esta sensação de segurança. Traz conforto, estabilidade, uma gama de valores diferentes. E, acima de tudo, nós podemos contar com as ações do governo aqui. Não só das polícias Civil e Militar, mas também com a área social. É importante trazer as políticas públicas para dentro do conjunto, e do Icuí, que é para onde isso vai ser expandir”, ressaltou.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, general Jeannot Jansen, o modelo das UIPPs é extraordinário. “Eu estou chegando ao cargo, mas o que estou vendo é extraordinariamente importante, pois reunir variados órgãos fundamentais para a segurança pública, para a defesa social - que é uma expressão muito mais abrangente - é uma coisa difícil de fazer. A parte administrativa, por exemplo, é muito complexa de se organizar quando você reúne estes órgãos. A parte operacional é mais simples e fácil. Conseguir isso é uma proeza e tanto, e eu parabenizo os gestores que conseguiram isso. O que eu pretendendo é ajudar a implementar, aperfeiçoar e expandir este modelo”, enfatizou o secretário.

Conjunto de ações - Durante entrevista, após a inauguração, o governador Simão Jatene falou sobre a complexidade do trabalho de combate à violência. “Contribuir para a melhoria da qualidade do serviço de segurança pública deixa a sociedade mais protegida. Eu tenho dito claramente que o combate à violência não é algo simples. A violência não se cura com um remédio único. Você precisa ter um conjunto de ações, e um deles, sem dúvida, é promover a integração das polícias, e das polícias com outros serviços de atendimento à população, como a assistência social, que ajudem a reduzir a tensão sobre as pessoas e, sobretudo, leve à resolução dos pequenos problemas, sem que isso se transforme num delito mais grave. E esse também é o papel da UIPP. Ela, por um lado, tem o papel de combater efetivamente a criminalidade. Por outro lado, é um espaço que dá à sociedade a alternativa de um local privilegiado para mediação e resolução de conflitos. Por isso ela é um conceito novo, não simplesmente um espaço onde a área de segurança se faz presente e mostra o braço armado do governo. Não é apenas isso. É importante que cada vez mais ela se constitua num espaço de resolução de conflitos, e com isso a gente difunda aquilo que eu acho que é o sonho de todas as pessoas de bem: termos uma cultura de paz”, declarou o governador.

Simao Jatene ressaltou ainda a importância do trabalho realizado pelo ex-secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, responsável pelo planejamento das UIPPs nos últimos quatro anos. Neste novo governo, Luiz Fernandes assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). “Luiz Fernandes, esta é uma oportunidade pública que tenho para agradecer toda a tua determinação, a tua garra, a tua forma correta de trabalhar. Tu foste um verdadeiro exemplo de funcionário público, e eu tenho certeza que a turma mais jovem certamente vai poder se espelhar em ti para levar a diante esta tarefa que orgulha a todos, mas que talvez seja um dos nossos maiores serviços, que é servir ao público”, destacou o governador.

O prefeito Manoel Pioneiro agradeceu ao Governo do Estado pelos investimentos e ressaltou as mudanças já implementadas no bairro Icuí-Guajará. “Esta UIPP é resultado de um esforço coletivo nosso, da Prefeitura e do Governo do Estado, para melhorar a vida destas pessoas dignas que moram no Icuí. Nós já conseguimos diversas melhorias, como o asfaltamento das principais ruas. Até o final do ano, eu me comprometo a também colocar uma praça aqui ao lado. Temos certeza de que com o apoio da população e do governador do Estado dias cada vez melhores virão para o nosso município”, afirmou o prefeito.

Vinte e seis Unidades Integradas Pro Paz já foram concluídas, 24 estão em construção e mais 10 obras estão sendo finalizadas e serão inauguradas em breve, como as Unidades de Almeirim, Cachoeira do Piriá, Curuá, Eldorado do Carajás, Irituia, Quatipuru, São João da Ponta, Terra Santa e Vigia de Nazaré.

Ao final da entrega da Unidade Integrada Pro Paz, Manoel Pioneiro e Simão Jatene foram inaugurar o asfaltamento da Rua WE-01, ao lado da UIPP, o Mercado Municipal do 40 Horas e o Mercado Municipal de Ananindeua, onde receberam os cumprimentos da população local.

Também participaram da inauguração da UIPP o senador Flexa Ribeiro, vários secretários de Estado e representantes da Prefeitura de Ananindeua.

Ações de segurança - Diversas inovações foram implementadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), responsável pela coordenação das políticas de segurança e pela integração de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, Corpo de Bombeiros, Superintendência do Sistema Penitenciário e Departamento de Trânsito do Estado do Pará), a fim de assegurar o atendimento das demandas da sociedade e o respeito aos direitos individuais.

Desde 2011, a área de Segurança Pública implementou uma série de ações, que passam pela melhoria da infraestrutura do Sistema de Segurança, mobilidade operacional, adoção de políticas de prevenção da violência e da criminalidade, e pelo firme combate ao tráfico de drogas e à impunidade.

Quanto à infraestrutura, o governo construiu dezenas de novas unidades integradas e revitalizou espaços de atendimento ao público.

jogatina Mapa do site