jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Cametá deve produzir mais de 2,5 mil litros de açaí no carnaval

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/02/2015 17h06

Os mais de 100 extrativistas atendidos regularmente pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Cametá, no nordeste do Estado, devem produzir pelo menos 2,5 mil litros de açaí orgânico e de qualidade neste carnaval.

Dentro de mais de 100 hectares de açaizais nativos, o projetos de manejo sustentável da Emater, com ações como inventário e desbaste das toiceiras, têm garantido fruto suficiente mesmo na entressafra, que vai janeiro a junho. Neste período, as famílias chegam a colher por hectare cerca de três latas, com 14 quilos cada, três vezes por semana; na safra, esses números são mais que o triplo.

“A Emater também atua com educação sanitária, na prevenção de contaminação por Chagas e ajudando a cadeia produtiva a se ajustar à legislação. A busca é sempre por um produto saudável, que cumpra as premissas da agroecologia e da segurança alimentar”, diz a engenheira agrônoma da Emater Ana Paula Muniz.

Durante o carnaval, a expectativa é que o açaí beneficiado, grosso, seja vendido em uma faixa de preço que varie de R$ 10 a R$ 12 o litro, nas feiras e em “batedeiras” espalhadas pelas ruas e abertas sem interrupção, desde de manhã e entrando na noite, até o estoque do produto acabar.

“Safra ou entressafra, continua sendo um açaí gostoso e continua sendo uma das nossas principais fontes de renda. Quem for a Cametá para o carnaval vai ter açaí à vontade”, diz a extrativista Sara Alves, da Comunidade Jorocazinho de Baixo.

jogatina Mapa do site