jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRIANÇA E ADOLESCENTE

Programa Escola da Vida promove debates sobre prevenção social

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/02/2015 17h15

Técnicos da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), participaram nesta quinta-feira (26) do encerramento da Semana Pedagógica do Programa Escola da Vida (PEV), coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

O evento ocorreu no auditório do comando geral da corporação, no bairro de Val-de-Cans, em Belém. A gerente de Prevenção de Crimes a Grupos Vulneráveis da Diprev, Eli Pinheiro, ministrou uma palestra sobre “Direitos e deveres de crianças e adolescentes”, com o objetivo de capacitar militares e instrutores do programa para ações voltadas à prevenção social.

Ela falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece um conjunto de normas e medidas para a proteção de menores de 18 anos. “O bombeiros militares e os instrutores que participam desse programa precisam ter entendimento sobre os direitos de crianças e adolescentes, mas é necessário também orientar os jovens sobre os deveres e responsabilidades que eles têm na sociedade”, frisou a gerente.

O evento teve ainda uma palestra do assessor técnico da Fundação Pro Paz, Valdemir Monteiro, que explicou a importância do desenvolvimento de ações integradas entre as instituições da área de segurança pública no combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes.

O cabo PM Lucivaldo Maciel fez uma apresentação sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), coordenado pela Polícia Militar, que atua com várias atividades para crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, que estudam em escolas públicas estaduais e municipais. “Nosso objetivo é valorizar a educação e esclarecer questões que envolvem este tema tão importante, a fim de possibilitar a resistência ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, explicou.

Após as palestras que encerram a Semana Pedagógica do Programa Escola da Vida, 15 crianças atendidos pelo Movimento República de Emaús fizeram uma apresentação musical, com a participação do professor Eduardo Florentino.

jogatina Mapa do site