jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Sagrado e profano em espetáculo folclórico na Estação das Docas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/03/2015 10h13

A primeira edição do projeto Pôr-do-Som de março vai abordar o sagrado e profano na religiosidade amazônica. Nesta sexta-feira (6), o grupo Charme Caboclo apresenta o espetáculo folclórico “O Pará de Fé e festas”, na orla do Armazém 3 da Estação das Docas. A programação tem entrada gratuita e inicia a partir das 18h.

Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Marujada, Sairé e São Sebastião são alguns exemplos das manifestações religiosas paraenses onde estão presentes elementos como a Fé a as festas profanas. “A partir de pesquisas percebemos que estes dois elementos estão ligados em nossas manifestações religiosas e isso nós iremos apresentar ao público nesta sexta”, disse a fundadora e diretora do Charme Caboclo, Rita Sena.

Para abrir o espetáculo folclórico o grupo apresenta o carimbó “Vem pro Pará”. No repertório há, ainda, uma sessão dedicada aos orixás Iansã e Obaluaê. A Farinhada de Santarém encerra a apresentação. “Iremos levar para a Estação cerca de 30 pessoas, entre músicos e dançarinos”, adianta a diretora.

Fundado há 16 anos, no bairro da Pratinha, em Belém, o Grupo de Expressões Folclóricas Charme Caboclo trabalha com pesquisas das danças, poesias e lendas amazônicas.

O projeto Pôr-do-Som é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de cultura (Secult), em parceria com a Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. Confira a programação cultural do complexo: www.estacaodasdocas.com.br.

Serviço:
?Pôr-do-Som – Grupo Charme Caboclo. Nesta sexta-feira, 6, a partir das 18h, na orla do Armazém 3, da Estação das Docas (Av. Boulevard Castilhos França, s/n - Campina). Informações: (91) 3212.5525. Entrada gratuita.

jogatina Mapa do site