jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

Dia da Mulher no Pará é comemorado com ações de saúde, cidadania, esporte e lazer

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/03/2015 11h55

O Governo do Pará promove, a partir deste sábado, 7, várias programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março. Serão realizadas campanhas, ações e eventos com o tema “Mulheres do Pará: Feminização Geracional no Mundo do Trabalho”. As comemorações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com outras instituições estaduais e organizações não governamentais (ONGs), e começam com uma caminhada, que ressalta a importância dos direitos e demais conquistas das mulheres.

A caminhada sairá neste sábado, 7, às 8 horas, da Praça do Relógio, no Ver-o-Peso, em direção à Praça da República, onde será realizada uma ação de cidadania, com emissão de carteira de identidade (incluindo 2ª via), CPF, carteira de trabalho, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de atendimento jurídico. Os documentos serão solicitados durante a ação e entregues no prazo de 20 dias.

Também haverá serviços de orientação à saúde da mulher e atividades esportivas, como rapel e alongamento, sob a orientação de uma equipe do Programa Vida Ativa, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Uma equipe multidisciplinar atenderá mulheres vítimas de violência. A programação inclui, ainda, apresentações da banda de música da Polícia Militar, do Coral Timbres (formado por internos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará - Susipe) e de um grupo de senhoras do “Vida Ativa na Terceira Idade”.

Doação

Na praça também serão oferecidas maquiagem e massagem corporal, além de cuidados com o cabelo e design de sobrancelhas. Quem cortar o cabelo poderá doar para o Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives), da Fundação Santa Casa, para ser transformado em peruca para as pessoas escalpeladas. Serão realizados, ainda, um curso de pintura em tecido e a palestra “Mulher Empreendedora”.

A programação continuará na terça-feira (10), a partir das 9 horas, com um debate sobre as conquistas femininas no Cine Olympia, antes de uma sessão do filme “Mulheres do Brasil”, que aborda o cotidiano de mulheres em situação de violência.

A Fundação Hemopa também realiza uma campanha de incentivo à doação voluntária de sangue, até este sábado, a fim de aumentar o número de coletas femininas no estado. Atualmente, as mulheres representam apenas 32% do total de doações efetivadas.

Ao longo do mês serão realizadas ações de conscientização em escolas da rede estadual de ensino, hospitais e outras instituições públicas. Palestras apresentarão a campanha “Quem ama, abraça”, que faz parte do Pacto Nacional de Combate à Violência contra a Mulher.

Programação

Dias 6 e 7/03

Ação de orientação à mulher
Horário: A partir de 7h30
Local: Fundação Hemopa – Travessa Serzedelo Corrêa, entre as ruas dos Pariquis e Tamoios
Serviços: Sorteio de brindes e palestras de orientação à mulher

Dia 7/03

Caminhada pela Mulher
Horário: 7h - concentração - saída: 8h
Local: Concentração na Praça do Relógio (segue para a Praça da República)
Serviços: Caminhada, show no trio, ação de conscientização e brindes

Ações de cidadania
Horário: a partir de 8h
Local: Praça da República
Serviços: Emissão de documentos, ações de saúde, práticas de esporte e lazer e serviços de beleza.

Dia 8/03

Oferta de Serviços de Saúde pela Sespa
Horário: 8h às 12h
Local: Praça da República
Serviços: Verificação de pressão arterial e teste de glicemia, realização de testagem rápida para Sífilis/HIV/Hepatite B, emissão de cartão SUS, avaliação nutricional, oferta de serviços de beleza (corte de cabelo, maquiagem e demonstração de perfumaria), além de apresentações culturais (Grupo de Dança do Caps Grão Pará, Banda do Corpo de Bombeiros, Grupo de Chorinho/Música Popular Paraense e exposição de produtos artesanais).

Dia 10/03

Sessão de cinema
Horário: 9h
Local: Cine Olympia – Avenida Presidente Vargas, Belém
Serviço: Sessão do filme “Mulheres do Brasil”

jogatina Mapa do site