jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Guia do Estudante vai beneficiar 300 mil alunos do Ensino Médio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/04/2015 17h44

Neste começo de ano letivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) adota uma série de ações voltadas para a preparação de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre as quais se destaca o Guia do Estudante do Ensino Médio, cuja íntegra está disponível no Portal Seduc -  www.seduc.pa.gov.br. O Guia traz informações sobre todas as matrizes de referência do Exame Nacional do Exame Médio (Enem), cursos de instituições de ensino superior e financiamento escolar, entre outros tópicos. Com essa publicação, elaborada por um grupo de profissionais da Educação da Seduc, serão beneficiados cerca de 300 mil estudantes no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, que buscam vagas no ensino superior.

“O Guia do Estudante é um esforço da Secretaria de Educação para orientar e contribuir com a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para o Enem. Ele integra uma nova proposta curricular da Seduc para desse ciclo escolar, para intensificar o processo pedagógico nas 1.200 escolas da rede”, informa o secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes. Ele acompanha a distribuição dos exemplares do Guia do Estudante nas escolas, além do acesso online da publicação.

Avaliações - Os estudantes passarão por avaliações bimensais unificadas para identificar as deficiências, para que seja colocado em prática um programa de reforço escolar. Nesse programa, o estudante será auxiliado por  um grupo de graduandos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e professores da própria rede estadual, para melhorar o desempenho nas avaliações.

“Para o aluno, o Guia servirá como um monitoramento para saber se, de fato, o trabalho do professor está seguindo as diretrizes, que são nacionais. Assim, ele estará pronto para fazer tanto uma prova de redação como de interpretação de texto, além de absorver todas as competências linguísticas necessárias”, afirma o professor-articulador da Escola Estadual de Ensino Médio Paes de Carvalho, Rosemiro Lopes.

Como destaca a diretora de Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes, o trabalho nesse sentido será realizado de forma integrada, reunindo as Unidades Administrativas de Educação em Belém e no interior do Estado (USEs e UREs), e com os professores nas escolas, de forma permanente, para que o aluno disponha de uma programação de aulas e simulados para o Exame. 

Além do Guia do Estudante, das avaliações bimensais e do reforço escolar, a Seduc desenvolve programas e projetos, como a adoção de novas metodologias pedagógicas, correção da distorção idade-ano escolar, qualificação continuada de professores e profissionais do setor educacional e valorização de projetos das escolas, para tornar o espaço escolar mais atraente aos alunos.

jogatina Mapa do site