jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO

Santarém recebe Seminário de Identificação de Demandas de Qualificação Profissional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/08/2015 16h37

Os municípios das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós participaram nesta sexta-feira (28), em Santarém, do  Seminário Regional de Planejamento para Identificação de Demandas de Qualificação Social e Profissional, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). O encontro é uma das etapas de elaboração do Plano Estadual de Qualificação Social e Profissional e objetiva identificar as principais demandas de qualificação profissional nas oito regiões administrativas do estado, dentro de um contexto de desenvolvimento econômico e social.

"A decisão do governo do Estado de realizar esse seminário de forma regionalizada e se fazer presente nos municípios para ouvir suas demandas e necessidades é fundamental para podermos qualificar o trabalhador, considerando-se que a região tem um mercado muito forte nas áreas da indústria, artesanato, entre outros, que precisam de trabalhadores preparados", ressaltou o prefeito de Santarém, Alexandre Von.

De acordo com Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o município de Santarém aparece entre os 10 municípios paraenses que geraram mais empregos nos últimos sete meses de 2015, porém a velocidade em que as pessoas estão sendo admitidas é a mesma que elas estão sendo desligadas do trabalho. "Devido o cenário que encontramos hoje no Brasil inteiro, da alta do desemprego, é fundamental investir na qualificação profissional para podermos manter o trabalhador na sua vaga de emprego e incluir aqueles que se encontram desempregados", destacou Roberto Sena, diretor do Dieese, que na ocasião apresentou os números do mercado de trabalho no Pará.

Segundo o secretário adjunto da Seaster, Everson Costa, a construção do plano estadual de qualificação está sendo realizada de forma pioneira ao solicitar que os municípios apresentem suas demandas, colaborando para que a Secretaria possa adequar as ofertas de cursos e aumentar a oferta de mão de obra qualificada em todo o Estado. Ainda de acordo com Everson, a proposta de construção do plano é trabalhar com a descentralização e o reconhecimento da pluralidade e diversidade regional do Estado.

O presidente da Nova Central Sindical de Santarém, Amaury Nazareno, destacou a importância do seminário. "Para qualificar o trabalhador é necessário conhecer a realidade do mercado naquele município. A ausência de mão de obra local qualificada contribui para que as empresas contratem trabalhadores de outros estados", informou.

Um dos principais momentos da programação foi a oficina que explicou como os municípios devem preencher o formulário com as demandas levantadas. A diretora de qualificação e empreendedorismo da Seaster, Ruth Campos, informou que o preenchimento correto é fundamental para que o município seja atendido de acordo com as suas necessidades. "O diferencial desse plano é que os municípios irão nos dizer suas demandas de qualificação, então é fundamental que essas demandas estejam de acordo com o mercado de trabalho e que essas especificidades transpareçam no formulário", esclareceu.

"Temos que tornar nossos trabalhadores competitivos e para isso vamos seguir as orientações que recebemos no seminário, para que assim, possamos beneficiar aquela parcela da população que precisa ser qualificada", destacou a secretária de Trabalho e Assistência Social de Curuá, Celina Monteiro.

Para a secretária de Trabalho e Assistência Social de Santarém, Zuila Von, "fortalecer o emprego significa qualificar o trabalhador para garantir que ele tenha acesso a vaga, e para isso é necessário planejar as demandas de qualificação, principalmente, ouvindo os municípios que conhecem suas especificidades".

O seminário contou com a participação de representantes de nove municípios, por meio de suas respectivas Secretarias de Assistência Social e Trabalho, dos membros de Comissões Estadual e Municipais de Emprego e coordenadores de postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Treinamento - Durante a visita da equipe da Seaster ao município de Santarém foi realizado, no posto do Sine, um treinamento com os servidores responsáveis pela intermediação de mão de obra. Esse foi o primeiro treinamento feito em Santarém e versou sobre o manuseio do sistema "Portal Mais Emprego". Os postos do Sine são implantados de acordo com o número de habitantes e as ofertas de trabalho no município e os serviços oferecidos são o cadastro de currículo, encaminhamento ao mercado de trabalho e cadastro de seguro desemprego.

"A utilização da plataforma é fundamental para que possamos identificar o mercado de trabalho no município, pois é no sistema que ficam registradas as demandas de emprego, além de ser o principal meio para garantir o repasse de recursos para manter esses serviços", explicou  Jéssica Maciel, gerente da Casa do Trabalhador, que ministrou o treinamento.

jogatina Mapa do site