jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESCA

Aldeia Amazônica terá Feira do Pescado neste sábado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/09/2015 13h57

A Feira do Pescado chega, neste sábado, 12, ao bairro da Pedreira, em Belém. Serão mais de sete toneladas de pescado postas à venda em um estande montado na Aldeia Amazônica, na avenida Pedro Miranda. A Feira vai funcionar no horário de 8 às 14 horas, oferecendo peixes e derivados de pescado a preços acessíveis, por meio da venda direta da indústria para o consumidor.

As Feiras do Pescado integram a política da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) de estímulo ao consumo de produtos de origem pesqueira para aumentar o mercado consumidor e, com isso, levar ao crescimento da produção pesqueira e aquícola no Pará. Os setores aquícola e pesqueiro são considerados prioritários para o desenvolvimento dentro do Estado. Para isso, o governo do Pará vem trabalhando não só com a expansão do mercado consumidor interno como com a implantação de mecanismos de incentivo para a aquicultura e pesca.  

Esta semana, como parte do Pacto pela Produção e Emprego lançado pelo governador Simão Jatene em agosto, o Pará se tornou o primeiro estado brasileiro a possuir um capítulo especial para aquicultura dentro do Regulamento do ICMS. Com isso, a atividade de aquicultura ganhou uma série de benefícios fiscais que vão do diferimento de alíquota à isenção de ICMS em algumas operações.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes, explica que a meta da Diretoria de Pesca para 2015 é ampliar a quantidade de feiras realizadas ao longo do ano e interiorizar as ações de maneira a aquecer a produção tanto do setor aquícola quanto dos setores de pesca industrial e artesanal.

Como maior produtor nacional de pescado, o Pará é responsável por 34,41% da produção brasileira. As oportunidades de negócio nessa área estão no beneficiamento e industrialização do pescado, além da produção aquícola (criação de espécies aquáticas).  As exportações paraenses no setor geraram, em 2012, perto de US$ 50 milhões em divisas para o Estado.

 

 

jogatina Mapa do site