jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRILOGIA DA SEDUÇÃO

Festival reúne chocolate, flores e joias a partir desta quinta-feira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/09/2015 14h08

O sabor do chocolate, a beleza das flores e o encanto das joias. A Trilogia da Sedução está de volta no 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e o 15º Flor Pará, que começam nesta quinta-feira, 17, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. A abertura será às 19 horas, com a participação do governador do Simão Jatene e do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes.

Na feira estarão expostas diversas marcas de chocolate e derivados do cacau, flores tropicais e temperadas e joias criadas por designers paraenses a partir de elementos amazônicos. Até domingo, 20, o público poderá participar de cursos de culinária e arranjos florais, assistir filmes e documentários sobre cacau no Chococine, acompanhar a confecção, ao vivo, de esculturas de chocolate, e ainda prestigiar a mostra fotográfica em homenagem aos 400 anos de Belém, além de shows culturais. Na abertura do festival haverá o desfile de joias do Polo Joalheiro São José Liberto.

O público infantil também terá espaço na programação da feira, sob a orientação de profissionais especializados. No Cozinha Kids as crianças vão aprender a fazer doces de chocolate com a participação do chef mirim Ayrton Bispo. No Flor Kids receberão noções de ecologia e aprenderão a cultivar mudas. E para os que preferem mesmo é brincar foi montado o espaço de recreação Planeta Kids.

A programação técnica inclui o Fórum do Cacau e Chocolate, onde especialistas nacionais e internacionais vão apresentar tendências e debater as tecnologias de combate às doenças que afetam a cultura do cacau e de processamento na área industrial, além da produção de chocolate fino no Brasil. Na sexta-feira, 18, haverá um ciclo de palestras e debates realizado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, que vai apresentar uma análise do atual panorama da cacauicultura brasileira.

A agenda de atividades voltadas aos produtores e agricultores familiares que virão em caravanas de diversas localidades para Belém inclui cursos e workshops sobre tecnologias da produção à comercialização de produtos e embalagens. A capacitação é fundamental para garantir o acesso a novos mercados e estabelecer condições de competitividade no mundo dos negócios, por isso a profissionalização que transforma o agricultor em empreendedor é um dos objetivos do governo do Estado na área rural.

O II Circuito Gastronômico acontece até domingo em 25 restaurantes de Belém ligados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O menu inclui pratos à base de cacau e chocolate criados especialmente para o festival, que depois farão parte do cardápio da casa. Desta forma, a gastronomia paraense incentiva o consumo do cacau (e seus derivados) como alimento funcional, por conter nutrientes que combatem doenças cardíacas, por exemplo, além de constituir uma excelente fonte de energia, ter propriedade antioxidante e ser um poderoso antidepressivo.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e o Flor Pará 2015 são promovidos pelo governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Instituto Biofábrica de Cacau, com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PA) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

Cacau - O Pará é o segundo maior produtor brasileiro de cacau, com potencial para superar o primeiro: a Bahia. O governo trabalha para que isso aconteça até 2023. Segundo dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a área cultivada de cacau no Pará cresce 13% ao ano e o aumento da produção é de 10% ao ano, para o que tem contribuído os recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura (Funcacau). A previsão para safra deste ano é de 110 mil toneladas.

A área de maior produção é a região da Transamazônica, onde está localizado o município que mais produz no Brasil: Medicilândia. Contudo, o cacau já é cultivado em diversas regiões do Pará. O foco da Sedap/Ceplac é a melhoria das amêndoas e a verticalização da produção, essenciais à conquista de novos mercados e à valorização da produção de chocolates “Made in Pará”, especialmente do tipo premium.

Flores - A cadeia produtiva de flores tropicais, ornamentais e temperadas abrange mais de 200 produtores no Pará, gerando mais de mil empregos diretos. O Flor Pará é uma iniciativa do governo do Estado, que há 15 anos incentiva o fortalecimento do setor de flores no Pará.

Festival do Chocolate e Flor Pará têm programação variada e ciclo de debates

O III Festival Internacional do Chocolate e Cacau e o Flor Pará 2015 são mais do que uma feira com exposição de marcas de chocolate, joias e flores tropicais. A programação do evento é muito variada e inclui um ciclo de debates da comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. Confira a programação completa:

Feira do Chocolate e Feira das Flores:

Exposição com marcas de origem e derivados do cacau e, ainda, exposição de variadas espécies que compõem a flora tropical amazônica. No dia 17, as feiras vão funcionar no horário de 19 as 22 horas e, no período de 18 a 20 de setembro, no horário de 15 as 22 horas.

CHOCOLATE

Fórum do Cacau e Chocolate:

Debates com especialistas nacionais e internacionais apresentando tendências e debatendo sobre o setor. O fórum será realizado no dia 19 de setembro, de 9 as 18 horas, com várias mesas de discussão.

Clínicas Tecnológicas:

Workshops com especialistas ensinando da produção à comercialização do chocolate. As clínicas serão realizadas sempre no horário de 9 as 12 horas, nos dias 18, 19 e 20. Os temas das clínicas são: produção de embalagens, acesso a mercados, arte de confeitar bolos, harmonização de vinho com chocolate e bombons artesanais.

Cozinha Show:

Alguns dos melhores chefs do País ensinam suas técnicas em oficinas programadas para os dias 18, 19 e 20, sempre pela parte da tarde.

Exposição da Trilogia

Um ambiente especial para exposição dos elementos da trilogia da sedução: chocolates, flores e joias. No ateliê do chocolate, chefs renomados vão se revezar ao longo dos dias de exposição produzindo esculturas de chocolate ao vivo.

Cozinha Kids

Espaço reservado para os mini chefs “colocarem a mão na massa”, no período de 18 a 20 de setembro. A Cozinha Kids abre todos os dias às 16 horas sob o comando do chef mirim Ayrton Bispo, de 9 anos, que fica até às 18 horas desenvolvendo atividades no local. De 19 as 21 horas, o espaço é ocupado pela chef Liz Oliveira.

FLORES

Curso avançado floral

Curso avançado oferecido pela designer Karina Saab que vai apresentar técnicas de arranjos para decoração e presentes. No período de 18 a 20.

Flor Show

Oficinas de arranjos florais onde especialistas ensinam a criar arranjos florais para diversas ocasiões. No período de 18 a 20 de setembro sempre no horário de 17 as 18h30 com temas como arranjos para mesas, cestas de café com flores, confecção de buquês para presente, embalagens com flores.

Flor Kids

Oficinas de jardinagem para despertar o interesse das crianças no cultivo de mudas. Nos dias de 18 a 20 de setembro nos horários de 17 as 18 horas e de 19 as 20 horas.

ATIVIDADES PARALELAS

Desfile de joias

Desfile de joias e acessórios de moda criados e confeccionados por profissionais do Polo Joalheiro. As peças incorporam os elementos da trilogia, mesclando joias, flores, cacau e chocolate. O desfile será quase como uma performance, com uma cenografia criada especialmente para a abertura do evento, no dia 17 de setembro, às 19 horas.

Ciclo de Palestras e Debates do Senado Federal

No dia 18 de setembro, sexta-feira, a partir das 14 horas, a comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal vai discutir o panorama da cacauicultura brasileira. Entre os assuntos em debates está a proposta de aumentar o teor de cacau do chocolate produzido no País.

Rede E-Tec Brasil

Oficinas tecnológicas do cacau e chocolate oferecidas pelo Instituto Federal Baiano. As oficinas vão ocorrer em um caminhão laboratório que ficará no estacionamento do Hangar, no período de 18 a 20, sempre no horário de 16 as 20 horas.

Chococine

Exibição de um mini documentário com duração de 9 minutos produzido pela TV Cultura que conta a saga do cacau na Amazônia. As sessões vão ocorrer ao longo do dia, durante o horário de funcionamento da feira.

Programação cultural

Ainda no espaço da feira, os visitantes poderão ver uma mostra fotográfica em homenagem aos 400 anos de Belém e shows com artistas locais.

jogatina Mapa do site