jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO

Hangar recebe Festival do Chocolate e Flor Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/09/2015 12h47

A difusão de conhecimentos é um dos objetivos do Festival Internacional de Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará, que serão abertos nesta quinta-feira, 17, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, a partir das 19 horas. Caberá a 30 profissionais de vários países, convidados especialmente para o evento, a tarefa de ministrar cursos e palestras sobre o cultivo de cacau e flores e sua participação na indústria, principalmente na área de exportação.

A consultora francesa e uma das maiores autoridades em degustação de chocolates, Chloé Doutre-Roussel, conhecida como Madame Chocolat, vai falar sobre as melhores marcas do mundo. Maria Fernanda Di Giacobbe, a Embaixadora do Cacau e Chocolate da Venezuela, proferirá palestra sobre mercado internacional. Os melhores chefs da cozinha brasileira vão ensinar receitas à base de chocolate e cacau. A arte de confeitar bolos será exposta por Giuliana Cupini, a harmonização de vinho com chocolate por Mirian Rocha, e a criatividade na produção de bombons artesanais por André Bispo.

A designer floral Karina Saab traz as novas técnicas de arranjos para decoração e presentes no curso avançado de flores. Produtores e visitantes da feira poderão participar das oficinas sobre arranjos florais para mesas, cestas de café, interiores, temáticos, buquês e embalagens com os instrutores Vando Nascimento, Oneno Morais e Joaquim Santos. A paisagista Simone Rezende estará à frente do Flor Kids, ministrando oficinas sobre jardinagem a crianças, como forma de despertar nelas o intereesse pelo cultivo de mudas e a consciência ambiental.

Na sexta-feira, 18, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal promove um ciclo de palestras e debates, com uma análise do panorama atual da cacauicultura brasileira, especialmente no que se refere à sustentabilidade do meio rural, logística de transporte, comercialização, sistemas de armazenamento e tributário e proteção do meio ambiente. Nas oficinas tecnológicas, especialistas vão expor desde a produção do cacau até a comercialização do chocolate, por meio da Rede E-Tec Brasil.

Durante o Fórum do Cacau e Chocolate, no dia 19, o casal indiano Andal Balu e Mannarsamy Balasubramanian apresentarão os avanços da indústria compacta de chocolate. Especialistas brasileiros como Adriano Sartori, Klewer Carvalho e Ubiracy Fonseca vão falar das políticas públicas de incentivo ao processamento da produção de cacau, tendências da chocolateria e neuromarketing e a produção de cacau fino no Brasil. O colombiano Yairme Jaimes trará de seu país a expertise em técnicas de combate à monilíase, doença que destrói os cacaueiros, e que ainda não chegou ao Brasil, para que os produtores saibam como evitá-la.

O público poderá degustar 12 marcas de chocolate produzidos no Pará, Bahia e Rio Grande do Sul, e também conhecer mais três novas marcas regionais que serão lançadas no festival. Uma das grandes atrações da abertura da programação será o desfile de joias do Polo Joalheiro São José Liberto, que reúne 35 peças em ouro e prata com gemas vegetais e chocolate. Entre elas, está o maxicolar Bem-Me-Quer, inspirado na flor do cacau e que traz um bombom de chocolate delicadamente fixado no centro da joia.

A expectativa da organização é que até domingo o Hangar receba um público de 10 mil pessoas para o evento. O 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e 15º Flor Pará são realizados pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e da Pesca (Sedap) e Instituto Biofábrica de Cacau, com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PA) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

Serviço: “Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará 2015”
De 17 a 20 de setembro, no Pavilhão de Feiras do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas, s/n - Marco). 

Visitação: 
Dia 17 – das 19h às 22h
De 18 a 20 – das 15h às 22h

Inscrições para os cursos: www.festivaldochocolate.com/amazonia/2015/. Informações: (91) 4006-1260. Entrada: R$ 10. A programação completa pode ser conferida no site https://www.mecedil.com.

jogatina Mapa do site