jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Governador destaca força da produção paraense no Festival do Chocolate

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/09/2015 21h11

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau e Flor Pará receberam neste sábado (19) a visita do governador Simão Jatene. Ele percorreu estandes, conversou com produtores e conferiu os avanços registrados nos últimos anos tanto na cacaiucultura quanto na produção de flores paraenses. “Encontrar tantos produtores de flores, de cacau e de chocolate reunidos aqui, mostrando a força do nosso setor produtivo que não ficou parado por conta das dificuldades do país nos faz ter a crença de que estamos no caminho certo, de que, mesmo neste momento de enorme crise estamos avançando e dando passos importantes no setor produtivo”, afirmou.

“A feira tem se superado a cada ano e, o que eu considero mais importante, é a capacidade de superação que a gente vê desde a produção no campo até o mercado final, tanto no setor de cacau e chocolate como no de flores o avanço é nítido a cada nova edição do evento”, avaliou o governador, acrescentando que o papel do Estado tem sido o de indutor do desenvolvimento, estabelecendo parcerias com o setor produtivo capazes de assegurar as condições para o avanço da produção no campo em todos os portes, desde a agricultura familiar até a agricultura industrial, sem esquecer a pecuária e a agroindustrialização dos produtos.

Outro aspecto importante, segundo Jatene, é observar que os produtores têm cada vez mais buscando incorporar aos seus produtos a marca Amazônia e assim como ações de sustentabilidade, não apenas como conceito, mas como parte dos processos produtivos. “Esses são ingredientes cada vez mais desejados e fundamentais para a conquista de novos mercados para os produtos paraenses não só no Brasil, mas, principalmente, em nível nacional”.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau e Flor Pará continuam até domingo (20), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. A exposição, assim como as oficinas de flores e chocolate, abre a partir das 15 horas. Como parte da programação do Flor Pará, que este ano homenageia o Círio de Nazaré, às 20 horas, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré será levada até a feira.

jogatina Mapa do site