jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEVANTAMENTO

Sobrevoo ajudará a definir o traçado da ferrovia paraense

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/09/2015 11h56

Diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Mineração e Energia (Sedeme) farão um sobrevoo na manhã desta terça-feira, 22, acompanhando a rota da Ferrovia Paraense (Ferpasa), que ligará o norte ao sul do Estado numa extensão de 1.600 Km, partindo de Barcarena até Santana do Araguaia. A intenção é identificar possíveis interferências e acidentes geográficos ao longo do trajeto.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Adnan Demachki, que determinou o voo de inspeção, a ação ajudará a definir, se necessário, alternativas de percurso, levando-se em consideração a ocorrência de acidentes geográficos e também a presença de assentamentos, áreas indígenas e quilombolas.

A missão será feita com o apoio de uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que conduzirá a equipe técnica composta pelos diretores de Geologia e de Concessões e Projetos Estratégicos da Sedeme, respectivamente Eduardo Leão e Alfredo Barros; pelo consultor técnico do projeto da ferrovia, Frederico Bussinger, do Instituto de Desenvolvimento de Logística, Transporte e Meio Ambiente (Idelt), e ainda por um representante da Secretaria de Estado de Transportes (Setran).

Do alto, enfatiza Demachki, é possível ter uma visão privilegiada e abrangente que permite a localização precisa de travessias dos rios, elevações do relevo, pontos de estreitamento, entre outras situações. ''A ideia é verificar opções ao curso original proposto para a ferrovia'', afirmou Demachki, explicando que a rota foi disponibilizada por GPS para o Graesp. A Setran enviará um técnico para acompanhar o trabalho, já que depois de conclúida a ferrovia, ficará a cargo do órgão a gestão do empreendimento.

"O traçado básico é ainda uma concepção. Podem ser que haja interferências ao longo desse traçado e o Estado vem desenvolvendo estudos para definir de que maneira elas podem ser contornadas para chegar a uma projeção o mais favorável possível'', informa Alfredo Barros, diretor do Núcleo de Concessões e Projetos Estratégicos, da Sedeme.

Em junho, a Sedeme protocolou junto à Secretaria de Meio Ambiente Sustentabilidade (Semas) o pedido do Termo de Referência para iniciar os estudos ambientais do empreendimento, cuja resposta deve sair até o início de 2016. O investimento previsto na construção da Ferpasa é de R$ 10 bilhões. O traçado original inicia em Barcarena, atravessando a região de produção de palma do Pará, seguindo em direção à região de Paragominas e Rondon do Pará, produtora de soja e bauxita/ alumina, até Marabá, terminando em Santana do Araguaia, outro polo produtor de soja, mas que também ainda guarda muitas ocorrências minerais não exploradas pela ausência de um sistema moderno de logística.

jogatina Mapa do site