jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Emater participa de Congresso de Agroecologia e foca desenvolvimento sustentável em comunidades

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/09/2015 15h54

O IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (9º CBA), que será realizado no período de 28.09 a 1º.10, em Belém, no Hangar, com parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), terá em sua programação, relatos de experiências, painéis, feiras, oficinas entre outras atividades. Antes, porém, acontecem alguns eventos preparativos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, entre os quais, o “Intercâmbio entre fundos comunitários socioambientais”.

Quinze lideranças gestoras de fundos comunitários do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), moradoras das comunidades gleba Acuti Pereira de Portel, e dos fundos socioambientais desenvolvidos em São Félix do Xingu e Amapá (áreas com problemáticas ambientais recorrentes de crescente degradação territorial através da pecuária extensiva e exploração madeireira) se reunirão nos dias 24 e 25.09, para trocar experiências sobre as práticas agroecológicas entre os fundos socioambientais e, também para sensibilizar lideranças de outros territórios paraenses para a execução da prática de base agroecológica.

A iniciativa que tem participação e apoio da Emater, através do escritório local de Portel, ocorrerá na comunidade Santo Ezequiel Moreno, na gleba Acuti Pereira, em Portel, no arquipélago do Marajó. A comunidade é tida como referência de sustentabilidade, tendo recebido esse reconhecimento devido a execução de uma diversidade de atividades produtivas sustentáveis, como o manejo do açaí nativo, produção de polpa de fruta e piscicultura.

As experiências dos fundos socioambientais e o intercâmbio comunitário serão socializados no dia 29 de setembro, no 9º CBA, na oficina “A experiência de comunidades amazônicas com fundos socioambientais: lições aprendidas”.

O IEB é uma instituição brasileira do terceiro setor dedicada a formar e capacitar pessoas, e fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade.

jogatina Mapa do site