jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Hangar recebe Congresso Brasileiro e Seminário Estadual de Agroecologia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/09/2015 16h09

A partir desta terça-, 28, até quinta-feira, 1º, o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia estará sediando o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia - com a temática “Diversidade e soberania na construção do bem-viver” - e o IV Seminário Estadual de Agroecologia - que debaterá assuntos como a segurança alimentar, biodiversidade, estratégias de desenvolvimento socioeconômico, produção agroecológica e políticas públicas para o setor no Pará. Os dois eventos tem a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), como uma das organizadoras, no caso do primeiro, e promotora principal, no caso do segundo. 

Essa é a primeira vez em que o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é realizado na Amazônia. Serão expostos cerca de 1500 trabalhos, em espaços participativos e transdisciplinares. Considerado o maior fórum nacional de discussões da temática agroecológica, o CBA envolvendo diversas instituições que demandam questões da agricultura familiar, populações tradicionais, extensão rural e sociobiodiversidade, promovendo a troca de conhecimentos desses saberes entre os agentes da produção científica, social e rural.

A Emater coordena, no evento, o "Espaço Ciranda", que abrigará de 50 a 100 crianças, filhos de participantes do CBA, como indígenas, trabalhadores sem terra, quilombolas, agricultores familiares e artesãos. De caráter lúdico, o espaço proporciona às crianças (permanentes ou visitantes) momentos criativos, de integração e de conscientização em relação ao meio ambiente.

Uma grande equipe também será envolvida na organização das caravanas de expositores, vindos dos mais diversos pontos do Estado, bem como na participação das mesas de trabalho. A Emater ainda conduzirá a mesa-redonda ”Perspectivas da ATER Agroecológica no Contexto das Políticas Públicas para a Agricultura Familiar” e o seminário “Relatos de Experiências Agroecológicas a partir de políticas públicas acessadas no Estado do Pará”, no dia 29. No dia 30, haverá a roda de conversa sobre a “Inserção da Agricultura Familiar nas Políticas Públicas no Contexto Agroecológico” e o Seminário “Relatos de Experiências Agroecológicas a partir de Políticas Públicas acessadas no Estado do Pará”.

jogatina Mapa do site