jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Corpo de Bombeiros alerta sobre medidas de prevenção de incêndios

Só em 2023, a corporação recebeu mais de mil solicitações desse tipo de ocorrência, relacionadas as edificações paraenses

Por Giovanna Abreu (SECOM)
13/02/2024 08h00

A melhor maneira de evitar sinistros relacionados a incêndios, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) é a prevenção. Somente em 2023, a corporação recebeu mais de mil solicitações referentes a ocorrências de incêndios em edificações, com o registro de 83 vítimas, sendo 5 fatais, 18 feridos e 60 pessoas que saíram ilesas. 

Para evitar novas ocorrências, o tenente Vitor Furtado, do CBMPA, fez alguns alertas sobre os cuidados necessários para que a população tenha em casos de incêndios. “O imóvel precisa estar devidamente licenciando pelo Corpo de Bombeiros, tendo em vista que são necessárias várias medidas de segurança, como extintores de incêndio, saídas de emergências, hidrantes, iluminação de emergência, sinalização de emergência, brigadistas, entre outras medidas”, pontua.

Entre outras dicas, o militar destacou para a população não deixar vasilhas e panelas no fogo sem supervisão, não esquecer ferros de passar ligados, não deixar velas acesas ou não acender próximo a materiais inflamáveis. Além disso, o tenente reforça que em caso de acidentes com aquecimento de óleos, jamais fazer o uso de água para apagar o fogo e fazer o desligamento do registro de gás inflamável. Caso haja gás encanado, é necessário, de acordo com o bombeiro, que o indivíduo verifique se o residencial ou condomínio está regularizado quanto ao uso do gás encanado.

INCÊNDIO - Entre os casos de incêndio registrados recentemente em Belém, está uma ocorrência, na madrugada da quarta-feira (7), que destruiu uma loja de autopeças localizado na Avenida Pedro Miranda, no bairro Pedreira, além do caso de um apartamento em um condomínio de luxo, localizado na avenida Conselheiro Furtado entre a travessa 14 de março e a avenida Alcindo Cacela, no bairro da Cremação, no último dia 1º de fevereiro, uma semana após outro incêndio em um hotel em São Brás. O Corpo de Bombeiros atuou em todas as ocorrências. 

O tenente Vitor explica ainda que, em casos de incêndio, algumas atitudes devem ser tomadas pelos envolvidos na ocorrência. “Se possível, deve-se retirar o máximo de materiais inflamáveis, sair do local o mais rápido possível e evitar inalar fumaça. O cidadão deve atentar-se para as rotas de fuga, sinalização de emergência, iluminação de emergência, entre outras. É de extrema necessidade acionar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível após a verificação do incêndio”, conclui.

jogatina Mapa do site