jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil reforça o efetivo no Estado durante o Carnaval

Por Bruna Ribeiro (PC)
09/02/2024 19h06

A Polícia Civil do Pará reforçou o efetivo policial em diversos municípios para garantir mais segurança a quem vai passar as festas de Carnaval nas cidades mais próximas a Belém e no interior. O reforço policial atuará no atendimento das demandas mais recorrentes nesse período, além das ocorrências que necessitam de ações especializadas. A ação se estenderá até o dia o dia 14 nas delegacias da RMB e de outros municípios. 

Mais de 300 agentes, entre eles, delegados, escrivães, investigadores, papiloscopistas, servidores administrativos, motoristas e técnicos em Informática trabalham em conjunto com as equipes já lotadas nas delegacias, aumentando o efetivo para tornar mais célere o atendimento ao público.

"A Polícia Civil do Pará está mobilizada para garantir a segurança durante o Carnaval em diversos municípios. Com mais de 300 agentes, nosso reforço visa agilizar atendimentos e fiscalizar estabelecimentos. A Operação 'Lei Seca' e a integração com forças estaduais reforçam nosso compromisso em assegurar um Carnaval tranquilo até o dia 14.", destaca o delegado-geral Walter Resende.

Além de agilizar os procedimentos nas delegacias, as equipes do reforço fiscalizam estabelecimentos comerciais para averiguar se estão em concordância com os alvarás de funcionamento. Em parceria com equipes da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) e da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) são verificados os níveis de sons automotivos em locais públicos e em bares e restaurantes.

Participam da operação Agentes das Diretorias de Polícia do Interior (DPI), Polícia Administrativa (DPA), Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Diretoria de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAV).

O titular da Diretoria de Polícia do Interior, Hennison Jacob, ressaltou que “o fluxo de trabalho da Polícia Civil aumenta nesses períodos devido ao crescimento do número de pessoas que se deslocam, principalmente para o interior, por isso existe a necessidade de reforçar a segurança nessas áreas para que os brincantes possam aproveitar os blocos e as festas com segurança”.

Lei Seca - A fiscalização na Operação “Lei Seca”, feita com o teste do etilômetro (bafômetro) para coibir a direção de veículos sob efeito de bebida alcoólica e monitoramento das estradas de acesso ao distrito de Mosqueiro (pertencente a Belém) e aos municípios de Benevides (na RMB) e Salinópolis (no nordeste), também fazem parte das ações realizadas pela Polícia Civil durante o feriado prolongado.

Operação Integrada - As equipes da Polícia Civil também estão integrando o quadro de agentes das diferentes forças de segurança pública do estado que irão atuar na operação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) com o objetivo de assegurar a tranquilidade dos brincantes.

jogatina Mapa do site