jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRIMEIRA ETAPA

Detran inicia inscrições do Programa CNH Pai D'égua

Moradores de Belém podem se inscrever até o dia 7 de fevereiro. Interessados que não têm acesso à internet podem procurar as carretas do programa na capital, Mosqueiro e Outeiro

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
29/01/2024 12h01

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, nesta segunda-feira, 29, as inscrições do Programa Social CNH Pai D'égua. Além das inscrições online, o órgão também está disponibilizando atendimento itinerante presencial nas carretas do programa. O objetivo é garantir que todos os candidatos, inclusive os que não têm acesso à Internet, consigam efetivar a inscrição. 

Nesta primeira etapa, as inscrições são destinadas apenas às pessoas que residem em Belém. Ao todo, 20 mil vagas serão asseguradas para a capital paraense durante o período de inscrição, que segue até o dia 7 de fevereiro. Para facilitar o acesso ao programa o Detran disponibilizou três carretas itinerantes em Belém e nos distritos de Mosqueiro e Outeiro, onde há maior concentração populacional.

Nestes locais, a movimentação é intensa desde as primeiras horas da manhã. Muitos candidatos aproveitaram o primeiro dia para garantir logo a inscrição. Foi o caso da Ligia Quaresma, que garantiu a inscrição ainda no período da manhã. Sem condições de pagar pela adição de moto na carteira B, ela aproveitou o programa para tentar a categoria A também. "Já me inscrevi e sem pagar nada, adorei! É uma grande oportunidade pra todos nós que queremos um emprego", avalia.

A Diene Moreira da Silva tem 28 anos e trabalha como manicure e Mosqueiro. Hoje, ela compareceu à carreta itinerante do distrito para fazer a inscrição no CNH Pai D'égua e realizar o sonho de comprar uma motocicleta para poder se deslocar mais rápido para a casa das clientes e, assim, atender mais pessoas para melhorar a renda. "Fiquei muito feliz com essa oportunidade porque aqui, em Mosqueiro, somos muito carentes e não é sempre que somos lembrados. Então, ficamos muito gratos por essa chance que vai ser muito boa pra todos os moradores", garante. 

Segundo a diretora-geral do Detran, Renata Coelho, a expectativa é preencher todas as vagas ao longo desses 10 dias de inscrição para garantir que todas as pessoas possam ser atendidas pelo programa. "Criamos todas as condições, divulgando o edital com antecedência, criando o acesso online e também disponibilizando as carretas itinerantes equipadas para que os candidatos possam assegurar a sua inscrição e terem a oportunidade de seguir nas próximas etapas do programa", explica. 

Serviço - Para quem vai fazer a inscrição no formato online, basta acessar o endereço eletrônico do Programa e inserir os dados pessoais solicitados pelo sistema. Já as pessoas que procurarem o atendimento presencial nas carretas devem levar os documentos pessoais, como carteira de identificação com foto e CPF, além do comprovante de inscrição no CadÚnico até setembro de 2023, comprovante de residência atualizado, CNH impressa para casos de adição e mudança de categoria, além de contato de telefone e e-mail.

Em Belém, o atendimento presencial ocorre na praça Dom Pedro II, na Cidade Velha. Em Outeiro a carreta está no Pistão da Água Boa e, em Mosqueiro, na praça do Carananduba. Nos três locais, o atendimento presencial ocorre diariamente, até 7 de fevereiro, das 8h às 18h. 

O Programa - O CNH Pai D'égua é um programa do Governo do Estado, coordenado pelo Detran, destinado a pessoas de baixa renda. Os candidatos selecionados terão acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação sem precisar pagar autoescola e nenhuma taxa de serviço do Detran durante todo o processo de habilitação. O objetivo é assegurar aos 60 mil beneficiários mais oportunidade de trabalho e incremento da renda familiar. 

O cronograma geral das inscrições nas outras regiões de trânsito com os respectivos municípios pode ser acessado no site do programa. 

jogatina Mapa do site