jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERTIFICAÇÃO

Cosanpa realiza cursos de confecção de redes e garçons no oeste do Pará

O encerramento aconteceu com a entrega de certificado para os participantes

Por Ascom (Ascom)
27/01/2024 10h00

Moradora da zona rural de Alenquer, município do Baixo Amazonas, a agricultora Luciane da Conceição, foi uma das alunas do curso de confecção de rede. Ela revela que o curso foi uma grande oportunidade de garantir uma renda extra, mesmo morando quilômetros de distância da cidade.

"O curso oferecido pela Cosanpa foi de fundamental importância na minha vida profissional.  Eu agradeço muito essa oportunidade, pois o acesso a cursos para quem reside no interior é bem mais difícil. Agora já posso receber encomendas de rede com muito orgulho", reforça. 

Assim como Luciane, outras mulheres tiveram a oportunidade de capacitação através das aulas que foram 100% gratuitas e realizadas pela equipe do social da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

O curso durou uma semana e o material utilizado foi pano, linha de crochê, agulhas e fios para os punhos. Quem ministrou as aulas, foi a professora e artesã Eliete Lemos. "Algumas alunas iniciaram o curso do zero, sem nenhuma experiência, mas nós ensinamos o passo a passo, desde a costura na rede até a varanda de crochê", explicou.

A procura pelos cursos é grande e ele é aberto ao público geral de todas as idades. 

O encerramento desta turma aconteceu na sexta feira (26) e todas as alunas receberam certificado. No mesmo período, jovens participaram do curso de garçom em Santarém, oeste paraense, realizado na vila Balneária de Alter do chão.

Pelo menos 20 pessoas, participaram do curso. Segundo a professora, Edilza Portela, capacitar estes profissionais, que já trabalham em bares, restaurantes, barracas da própria vila, é uma etapa fundamental para um bom atendimento com o profissionalismo, educação, cortesia e hospitalidade.

"O setor de alimentação e bebidas é um dos mais relevantes na estrutura de receptividade da cadeia turística. Promover essa capacitação profissional aqui em Alter do Chão se faz muito pertinente para que haja uma ampliação da qualidade dos serviços prestados em restaurantes, bares e barracas, para que assim haja um bom atendimento à população e aos turistas que aqui chegam", pontou a professora do Curso.

Texto: Meliny Campos (Ascom/Cosanpa)

jogatina Mapa do site