jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITA TÉCNICA

Sedap divulga e reforça, em propriedades de Vigia, a importância do Programa Territórios Sustentáveis

Por Camila Botelho (SEDAP)
15/01/2024 12h10

A Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) realizou, por meio de uma comitiva, no último sábado (13), uma visita técnica no município de Vigia, região do Guamá, onde se pode constatar uma nova forma utilizada de modelo de SAFs (Sistemas Agroflorestais). O objetivo foi de conhecer de perto a realidade da agricultura local, a fim de transformar as demandas em projetos que vão beneficiar diretamente o pequeno produtor e a população.

O SAF consiste em consorciar culturas de produção de alimentos (açaí, mandioca, cacau, banana, etc) com essências florestais das quais se possa extrair produtos sem precisar desmatar (andiroba, copaíba, castanha do para, bacuri, etc). 

O titular da Sedap, Giovanni Queiroz, assegura que a visita da secretaria em localidades onde está o Programa Territórios Sustentáveis (TS) é uma das ações que está se intensificando. “Essa é uma determinação do governador Helder Barbalho, que nos tem colocado esses desafios para que possamos estar cada vez mais em campo escutando a realidade do pequeno, do médio e do grande produtor no Estado do Pará”. 

Itamar Dandolini, dono de uma das propriedades visitadas pela comitiva, ficou muito feliz e entusiasmado com a presença. “Sentimos que todo nosso esforço está sendo reconhecido. Trabalhar com SAF é nosso sonho e objetivo, viemos da indústria madeireira e hoje percebemos que é possível preservar e produzir alimentos ao mesmo tempo. Estaremos à disposição sempre que precisarem”. 

Elí Saldanha, proprietário na zona de Itereua, em Vigia, já participa do projeto do TS e acredita que foi uma oportunidade única. “Por anos fomos esquecidos, nenhum outro órgão público nos procurava. Mas o prefeito Job Júnior nos trouxe esperança, e nos trouxe até a visita do secretário Giovanni e sua equipe. Isso nos deixa com muita esperança de que os agricultores vigienses possam viver dias melhores”. 

Participaram da comitiva João Pinheiro, coordenador da Sedap de Castanhal; João Ramos,  diretor de Desenvolvimento Agropecuário; Vitor Catuxo, coordenador de Programa Territórios Sustentáveis; Diego Cardoso, secretário de Agricultura e Pesca de Vigia; Cildo Lopes, coordenador; o prefeito de Vigia Job Júnior, e a Cooperativa Agropecuaria do Sagado Paraense (Casp), através do Antonio Alcoforado.

jogatina Mapa do site