jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARAVANAS

Parceria do Hemopa e Forças Armadas reforçam os estoques de sangue da Fundação Hemopa

A colaboração irá contar com campanhas internas e externas até o dia 12 de janeiro

Por Helen Alves (HEMOPA)
05/01/2024 11h15

Conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a causa da doação voluntária de sangue é fundamental para manter os estoques de sangue. Entre as ações desenvolvidas pela Fundação Hemopa está o projeto "Caravanas Solidárias", que neste ano iniciou com a parceria das Forças Armadas, que ao longo do ano apoia com o reforço no número de bolsas coletadas para o banco de sangue Paraense. A caravana do Exército, iniciou a campanha de doação no último dia 4 e segue no decorrer das próximas semanas. As da Aeronáutica e Marinha têm campanhas programadas até o dia 12 de janeiro.

No total, o Exército teve nessa primeira caravana 44 voluntários e 38 bolsas de sangue coletadas pelo grupo de oficiais da corporação. O coronel Lopes Rodrigues, comandante do 8º Batalhão de Manutenção de Selva, contou que as campanhas realizadas desde 2021 são desenvolvidas do começo ao fim de cada ano. “A nossa parceria com a Fundação Hemopa conta com quatro campanhas, pois sabemos da importância de manter sempre abastecidos os estoques sanguíneos e o nosso maior objetivo é salvar o maior número de vidas possível”, relatou o representante da campanha.

Essa é uma das parcerias construídas através de ações estratégias desempenhadas pela gerência de captação de doadores do hemocentro paraense com instituições, como Exército, Aeronáutica e Marinha, para fortalecer os estoques do banco de sangue do Estado.

Ao longo de 2023, o Hemopa realizou campanhas internas e externas para coleta, que somaram mais de 100 mil bolsas de sangue, incluindo as doações feitas por doadores das três corporações militares e que beneficiaram pacientes internados nas redes hospitalares pública e privada do Pará. 

Do total dessas doações, cerca de  30% a 40% são resultado das campanhas externas e com as caravanas solidárias de instituições de diversos dos segmentos, fundamentalmente as Forças Armadas, que são responsáveis por uma grande parcela de população que inicia o ato da doação voluntária ainda jovem, possibilitando a formação de um grupo importante para a manutenção dos estoques de sangue do Hemopa, que são os chamados doadores de repetição, àqueles que realizam 4 doações por ano, no caso dos homens, e 3 doações, no caso das mulheres. 

A assistente social da Fundação Hemopa, Vanessa Pimentel, explica o objetivo da parceria. “As Forças Armadas mobilizam no início do ano para promover a primeira campanha de 2024 e abastecer os estoques pós-réveillon exercendo a solidariedade e cumprindo seu papel na sociedade”, destacou a profissional. 

Ainda como parte da programação em parceria com as Forças Armadas, haverá campanhas internas e externas ao longo dessas duas semanas.

Caravanas solidárias

Calendário da primeira caravana solidária de 2024 no Hemopa:
Campanha interna
Local: sede - Tv. Padre Eutíquio, 2109.

8º Batalhão de Manutenção da Selva (04/01)
Base de Administração e Apoio do Comando Militar Norte (CMN) - (05/01)
Depósito de Suprimentos do Exército (12/01)

Companhia de Polícia do Exército 

Campanha Externa

Aeronáutica
Local: Hospital da Aeronáutica
Data: 10 a 12 de janeiro

jogatina Mapa do site