jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
METEOROLOGIA

Boletim da Semas traz previsão do tempo para o período natalino

Temperaturas baixas e clima variando de nublado a chuvas moderadas e intensas estão na previsão para sábado, domingo e segunda-feira

Por Governo do Pará (SECOM)
22/12/2023 22h12

O boletim meteorológico elaborado pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), prevê tempo nublado em quase todo o Pará neste final de semana.

No sábado (23), na Região Metropolitana de Belém, o clima tende a ser parcialmente nublado pela manhã. Já entre a tarde e a noite estará com o céu parcialmente nublado, com previsões de chuvas isoladas e rápidas. Na região Nordeste, pela manhã é esperada nebulosidade com eventos de chuvas leves a moderadas isoladas a partir da madrugada, enquanto que à tarde e à noite o céu estará parcialmente nublado, com poucas nuvens.As noites na Região Metropolitana devem ter chuvas isoladas e rápidas

No decorrer do sábado, no sudeste paraense, pela manhã e à tarde o céu estará parcialmente nublado a nublado, com eventos de chuva iniciando pela madrugada. Durante a noite, o céu estará parcialmente nublado e com poucas nuvens, com chuvas no início do período.

NoSudoeste, todo o sábado terá predominância de tempo parcialmente nublado, com momento de céu encoberto. São esperadas chuvas com intensidade, que variam entre leves e moderadas pela manhã, e fortes entre a tarde e a noite.

No sábado, no Baixo Amazonas e na Calha Norte, haverá poucas nuvens e clima parcialmente nublado pela manhã, principalmente sobre a porção sul, onde ocorrerão as chuvas mais significativas no início ao fim do período. À tarde e à noite, o céu terá poucas nuvens, ficando parcialmente nublado com eventos de chuvas leves e moderadas principalmente no período noturno.

No Arquipélago do Marajó, a manhã de sábado será parcialmente nublada, com momentos de céu nublado e ocorrência de chuvas leves e moderadas ao longo da manhã e tarde. À noite, o céu terá poucas nuvens.

No domingo (24), a Região Metropolitana de Belém terá menor quantidade de nebulosidade no decorrer dos períodos, predominando o céu com poucas nuvens a parcialmente nublado.

Já para a segunda-feira (25), o boletim prevê pela manhã e noite predomínio do céu com poucas nuvens, enquanto que à tarde o céu ficará parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas e trovoadas isoladas. Em Belém, a temperatura do ar varia com máxima de 34°C e mínima de 24°C, e a umidade relativa do ar, entre 55% a 95%, com ventos fracos e moderados predominantes no Nordeste.

O domingo, no Nordeste do Pará, terá tempo com pouca variação de nebulosidade, predominando céu com poucas nuvens a parcialmente nublado, característica que se repetirá na segunda-feira de Natal. Sem previsão para chuvas, o céu permanecerá com pouca nebulosidade.

Em São Francisco do Pará, as temperaturas do ar variam com máxima de 34°C e mínima de 24°C, e a umidade relativa do ar variando entre 45% a 97%, com ventos fracos a moderados predominantes de Nordeste-Leste.

No domingo, o Sudeste do Pará terá manhã com céu parcialmente nublado e poucas nuvens, com previsão de chuvas rápidas. À tarde e noite, o céu estará com poucas nuvens, sem previsão para chuvas fortes. Na segunda-feira, a manhã terá céu parcialmente nublado com poucas nuvens e previsão de chuvas isoladas, enquanto que à tarde e noite o céu apresentará poucas nuvens.

No município de Tucumã, a temperatura do ar varia com máxima de 33°C e mínima de 22°C, e a umidade relativa do ar, de 45% a 97%, com ventos fracos a moderados predominantes de Nordeste-Leste.

A chuva estará presente em algumas regiõesNo Sudoeste, o domingo e a segunda-feira terão a manhã e a tarde com o céu parcialmente nublado e previsão de eventos isolados de chuva. No entanto, à noite o céu ficará parcialmente nublado, com previsão de chuva moderada e possíveis trovoadas isoladas.

No município de Brasil Novo, a temperatura do ar terá máxima de 33°C e mínima de 24°C, com a umidade relativa do ar variando entre 60% e 95%, e ventos fracos e moderados predominantes de Leste-Nordeste-Leste.

No Baixo Amazonas e Calha Norte, o domingo terá céu com nuvens esparsas a parcialmente nublado no decorrer da manhã e tarde. À noite, céu parcialmente nublado com previsão para chuvas rápidas sobre áreas isoladas na Calha Norte. No decorrer da segunda-feira, o céu estará claro com poucas nuvens durante a manhã e à tarde, enquanto a noite haverá poucas nuvens a parcialmente nublado, com previsão para eventos isolados e chuvas rápidas.

No município de Prainha, a temperatura do ar estará com máxima de 33°C e mínima de 23°C, e a umidade relativa do ar variando entre 55 a 92%, com ventos fracos predominantes de Nordeste-Leste.

No Marajó, o domingo e a segunda-feira terão céu com o predomínio de poucas nuvens e sem previsão de chuvas significativas nos dois dias. Todavia, às tardes podem ocorrer chuvas rápidas e isoladas na porção norte marajoara, sem grande volume.

No município de Ponta de Pedras, a temperatura do ar terá máxima de 33°C e mínima de 25°C, e a umidade relativa do ar variando entre 55% e 90%. Haverá ventos fracos e moderados predominante de Nordeste.

Texto: Vinícius Silva – Ascom/Semas

jogatina Mapa do site