jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO INFANTIL

Governo do Pará autoriza construção de mais quatro creches na região sudeste

Governador Helder Barbalho assinou os convênios que ampliam os benefícios do Programa “Creches Por Todo o Pará”

Por Governo do Pará (SECOM)
18/12/2023 21h41

O Governo do Pará continuou nesta segunda-feira (18) a ampliação do Programa “Creches Por Todo o Pará”, assinando nesta segunda-feira (18) convênios para a construção de quatro novas creches nos municípios de Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga e Eldorado do Carajás. Os documentos do “Creches Por Todo o Pará” foram assinados por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Rondon do Pará – O primeiro município contemplado com a assinatura da Ordem de Serviço, durante a extensa agenda do chefe do Executivo Estadual na região, foi Rondon do Pará, com um investimento de R$ 6,7 milhões.  “Rondon do Pará crescendo a cada dia, e a parceria com o governo do Estado fazendo com que esse município possa avançar e ser cada vez melhor. Investimentos no Programa Creche Por Todo o Pará, e Rondon ganhando a sua creche, que permitirá que 250 crianças, de 0 a 5 anos, possam ter educação infantil de qualidade”, frisou o governador Helder Barbalho.Governado Helder Barbalho após a assinatura de um dos convênios para ampliar a construção de creches no Pará

“Rondon vai ser contemplado com essa obra extraordinária, que é justamente para garantir que as mães possam sair para o trabalho e deixar as suas crianças com a proteção e, acima de tudo, com educação e cuidado. É um olhar significativo do nosso governador Helder e também da nossa vice-governadora, Hana, que é cuidar das mulheres, para que elas possam gerar renda e ter a sua preciosidade e seus tesouros sendo cuidados pelo Estado”, reiterou a prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade.

Conforto e segurança - Em Bom Jesus do Tocantins foi assinado outro convênio pelo governador. “É um programa importantíssimo para a educação do município, que vai permitir vagas para 250 crianças. Mas, acima de tudo, vai dar conforto e segurança para que os pais dessas crianças possam trabalhar, e isso traz desenvolvimento econômico e social para o município”, reiterou o chefe do Executivo Estadual.

“A vinda do governador é muito importante para a nossa comunidade. Essa aproximação do governo do Estado com as comunidades tradicionais e os benefícios que virão, tanto pra comunidade indígena como para a nossa cidade, serão grandes benefícios pra sociedade”, completou o prefeito de Bom Jesus do Tocantins, João da Cunha Rocha.

Itupiranga e Eldorado - O Governo do Pará ainda firmou mais dois convênios do programa de incentivo ao ensino infantil com as prefeituras de Itupiranga e Eldorado do Carajás, durante agenda do governador Helder Barbalho em Marabá nesta segunda-feira.

Com as assinaturas, o Estado já garantiu a construção de 43 unidades nas 12 regiões de Integração neste ano, por meio do Programa coordenado pela Seduc.

“Gostaria de destacar aqui a assinatura de novos convênios para as construções de creches em quatro municípios só hoje. São creches com 250 vagas, de 0 a 5 anos, para que consigamos garantir educação de qualidade para nossas crianças. Isso é fundamental para que a criança, já no início da vida, possa ter o apoiamento pedagógico. Além disso, será muito importante para que os pais deixem seus filhos em um local seguro e possam trabalhar”, ressaltou o governador.

Pioneirismo - O “Creches por Todo o Pará” é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.

“Essa é uma pauta prioritária para que tenhamos nossas crianças nas escolas desde muito cedo, aproveitando inclusive os primeiros mil dias de vida, momento importantíssimo para o desenvolvimento delas. Tenho certeza de que a creche vai beneficiar e auxiliar nossas crianças e as famílias”, informou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, que atende 629 crianças atualmente.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc

jogatina Mapa do site