jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Governo do Pará faz a maior entrega do 'Sua Casa' para famílias indígenas em 2023

A iniciativa beneficiou 338 famílias de 24 aldeias, em vários municípios do sudeste paraense

Por Ronan Frias (DETRAN)
18/12/2023 20h28

Habitantes da Terra Indígena Mãe Maria beneficiados com a maior entrega coletiva do ‘Sua Casa’Ao ampliar o desenvolvimento social e habitacional dos povos tradicionais, o governo do Estado fez a maior entrega de cheques do Programa Sua Casa para famílias indígenas do Pará. O evento ocorreu nesta segunda-feira (18) na Terra Indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste paraense.

“Hoje estamos entregando o ‘Sua Casa’ pra diversas aldeias dos povos indígenas desta região. Está é a maior entrega coletiva do ‘Sua Casa’ para povos indígenas desde a criação do Programa. Uma demonstração do compromisso do governo do Estado para que as pessoas possam melhorar a qualidade de vida”, destacou o governador Helder Barbalho.Governador Helder Barbalho e lideranças indígenas

Foram beneficiadas 338 famílias indígenas de 24 aldeias, localizadas nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Jacundá, Goianésia do Pará e Brejo Grande do Araguaia. Com a entrega desta segunda-feira, o número de famílias indígenas beneficiadas neste ano chega a 457.

Durante a entrega, o cacique Cuia, liderança da Aldeia Parkatêjê, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela gestão estadual em prol da população indígena paraense. “Hoje é um dia muito especial. Muito bom que estamos recebendo, além do nosso governador e dos secretários do governo, também um benefício para a comunidade indígena. Governador, obrigado pelo apoio às comunidades indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos e urbanos. Você está fazendo um belo papel. Isso é o papel de um governador”, afirmou o cacique.

“Esse momento é o mais esperado para nós, indígenas. Estamos sendo contemplados com esse programa do governo estadual. Helder Barbalho, desde já nós agradecemos muito. Hoje nós estamos aqui reunidos. Para nós é uma honra muito grande. Pela primeira vez nosso povo sendo contemplado com o projeto do governo do Estado”, contou o cacique Arikape Suruí.Famílias indígenas beneficiadas em vários municípios

Compromisso - Além dos moradores da Terra Indígena, hoje o governo estadual beneficiou 66 famílias moradoras da área urbana de Bom Jesus do Tocantins.

De acordo com o prefeito do município, João da Cunha Rocha, a entrega destaca o compromisso do Estado com a população. “isso é importante pra nossa comunidade indígena, essa aproximação do governo do Estado com as comunidades tradicionais. Os benefícios que virão, tanto pra comunidade indígena como também para a nossa cidade, serão de grande benefício pra sociedade”, afirmou o gestor municipal.

Durante a agenda no município, o governador Helder Barbalho assinou ainda um convênio com a prefeitura local para construção de uma creche - mais uma unidade de ensino infantil do Programa Creches Por Todo o Pará.

jogatina Mapa do site