jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICA HABITACIONAL

'Sua Casa' beneficia mais de 440 famílias em Abel Figueiredo

Governador Helder Barbalho ressaltou na entrega dos cheques que pelo menos 1,6 mil pessoas foram beneficiadas, cerca de 20% da população do município

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
18/12/2023 19h40

A política pública habitacional vem mudando a realidade de milhares de famílias em todo o EstadoMais de 440 famílias de Abel Figueiredo, município do sudeste paraense, receberam nesta segunda-feira (18) recursos do Programa Sua Casa. Entregues pelo governador Helder Barbalho, os benefícios representam um investimento de mais de R$ 3,6 milhões do Estado na melhoria habitacional no município.

O governador disse que a entrega desta segunda-feira antecipa as comemorações pelo aniversário de 32 anos de emancipação de Abel Figueiredo, celebrado no dia 27 de dezembro.Governador Helder Barbalho com uma das moradoras beneficiadas com os recursos do 'Sua Casa'

Segundo o chefe do Executivo estadual, o município tem cerca de 7,2 mil habitantes, conforme o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dessa forma, com a entrega de mais de 400 cheques do “Sua Casa”, pelo menos 1,6 mil pessoas estão sendo beneficiadas, o que representa aproximadamente 20% da população.

“Esta, talvez, seja a maior entrega proporcionalmente em todo o Estado, levando em conta a quantidade populacional. Em média, as famílias estão recebendo cerca de R$ 16 mil para usar na compra de material de construção e pagamento de mão de obra. Um benefício que o governo do Estado dá para as famílias poderem melhorar as casas. Meu desejo é de que vocês usem esse benefício para mudar a vida, o lugar em que vocês vivem. Aproveitem essa conquista para escrever um novo tempo, com uma casa melhor e mais qualidade de vida, para que vocês possam ser mais felizes. Contem com o governo do Estado para trabalhar cada vez mais pelo município”, assegurou Helder Barbalho.

Obras e serviços - O prefeito de Abel Figueiredo, Antônio Calhau, ressaltou a importância da política pública para a população local. “Sem dúvida, o Programa Sua Casa vai ajudar muito a população carente que precisa melhorar ou mesmo construir a sua residência. Vai dar muita qualidade de vida a essas pessoas, que merecem. O município de Abel Figueiredo está sendo agraciado com obras de extrema importância, e a gente sabe que o nosso governador sempre tem coisas boas e coisas novas para a gente”, destacou o gestor municipal.

Para receber o benefício do “Sua Casa”, gerenciado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei para serem inscritos. Prioritariamente, o Programa atende famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, e vítimas de sinistros (incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc.). Também podem requerer o benefício idosos, famílias de pessoas com deficiência e pessoas que atendam a outros critérios técnicos.

A Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do Programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Cohab, momento em que os técnicos constatam a real condição social dos candidatos.

Sebastiana Viana, 73 anos, vive há 50 na cidade de Abel Figueiredo. Contemplada com os recursos, ela disse que a casa onde reside estava bastante comprometida, por isso o cheque do “Sua Casa” chegou em boa hora. “Agradeço muito a Deus, ao governador Helder Barbalho e a todos aqueles que contribuíram para que esse cheque chegasse às minhas mãos, pois a minha casa, com certeza, será nova. Vou derrubar o que está lá e começar uma nova construção, uma casa com cerâmica, bem confortável, para que a minha família possa viver melhor”, adiantou Sebastiana.

jogatina Mapa do site