jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Paragominas é destaque em Programa do Hospital Albert Einstein

Unidade referência em Cardiologia e Neurologia, tem suporte especializado do Programa de Telemedicina do 'Albert Einstein' 

Por Ascom (Ascom)
16/12/2023 11h06

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), referência em atendimento de urgência e emergência em ocorrências tratadas pelas especialidades médicas de Cardiologia e Neurologia, conta agora com suporte especializado da equipe médica do Programa de Telemedicina do Hospital Albert Einstein. 

Com a parceria, a unidade de saúde que integra a rede estadual, situada na cidade de Paragominas, no nordeste paraense, gerida pelo Instituto Diretrizes- oferece serviço nas especialidades médicas de Cardiologia e Neurologia durante 24h por dia, em 7 dias por semana, à assistência à saúde de pacientes, com infarto, arritmia, insuficiência cardíaca, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Crânioencefálico (TCE), alguns dos casos mais recorrentes, atendidos pelas equipes do HRPL e Albert Einstein, nesses últimos dois anos.

De acordo com diretor Técnico do HRPL, médico intensivista, Lelyson Ribeiro Maciel Fonseca, no que diz respeito à eficácia das teleinterconsultas, os pacientes têm resposta significativa com a condução do atendimento feito pelas equipes médicas dos hospitais parceiros.

"Após a introdução dessa ferramenta dentro do HRPL, foi notória a melhora dos pacientes com os tratamentos conduzidos em conjunto com médicos do Albert Einstein e Regional de Paragominas, dentro de suas experiências e expertises profissionais", assegura o intensivista.

A melhoria na assistência aos pacientes da Cardiologia e Neurologia do HRPL tem sido tão significativa que, conforme o diretor Técnico, a parceria com o programa de Telemedicina do Hospital Albert irá continuar no próximo triênio. 
 
"Nossos médicos estão integrando com os especialistas do Hospital Albert Einstein para levaram a melhor assistência aos pacientes assistidos pelo Hospital Regional de Paragominas. E isso tem acontecido. Estamos inseridos no  triênio que vence esse ano, porém, já estamos articulando para estender o tempo de parceira para mais 3 anos", destaca Lelyson Fonseca. 

Na parceria celebrada com o Hospital Albert Einstein no sistema de telemedicina para a capacitação de médicos emergencistas no apoio ao suporte diagnóstico e terapêutico às urgências e emergências cardiológicas e neurológicas em hospitais laboratórios (HL) definidos pelas Secretarias de Estado de Saúde (SES), são levados em consideração os critérios de elegibilidade pré-estabelecidos, para integrantes da Rede de Urgência e Emergência (RUE), em pelo menos uma macrorregião (MR) de cada SES da Região Norte, que aderir ao projeto. Além do suporte dado por meio do atendimento por médicos cardiologistas e neurologistas, o programa oferece ainda, curso de capacitação e discussão de casos clínicos baseados em temas assistenciais. O serviço é direcionado para instituições hospitalares, que possuam serviço de urgência e emergência. Para utilizar o serviço é necessário ter acesso à infraestrutura adequada.

O médico da Telemedicina Einstein, emergencista ou cardiologista, com os médicos do hospital discutem o caso do paciente afim de fazer um diagnóstico e um plano terapêutico assertivo e baseado em evidências científicas. 

Fluxograma do atendimento 

Durante o atendimento, o hospital identifica benefícios em uma discussão e insere o caso na plataforma de telemedicina.
Realizada a discussão do caso e pactuada a conduta baseada no diagnóstico, todas as informações ficam registradas e disponíveis para na plataforma de Telemedicina Einstein. A partir desse ponto, o profissional de saúde do hospital conduz o tratamento.

"O Hospital Regional Público do Leste do Pará está participando deste programa desde dezembro de 2022, e tem se destacado como um usuário frequente desta ferramenta, que é primordial para hospitais que estão localizados em regiões distantes dos grandes centros e precisam tomar decisões rápidas e acertadas, no sentido de prestar uma assistência de qualidade ao paciente. Entre as 154 teleinterconsultas realizadas dentro do programa nos 5 hospitais participantes, 104 foram realizadas por médicos cardiologistas e neurologistas do HRPL, visando sempre uma conduta que leve a alta segura do paciente afim de que ele possa se reintegrar à sociedade", pontuou o diretor Geral do HRPL,  Diógenes Ticiani Couto.

Recentemente, o médico cardiologista Pablo Cartaxo, em vídeo em nome da equipe de Telemedicina Einstein, parabenizou o desempenho da equipe do HRPL.

"Gostaria de parabenizar vocês pelos atendimentos que realizamos em conjunto até então. Avaliando o histórico e conversando com outros colegas de equipe daqui, acredito que conseguimos melhorar ainda mais, o cuidado dos pacientes. Essa interação de vocês com os nossos especialistas tem trazido resultados proveitosos aos pacientes e à equipe como um todo. O cuidado com o paciente com infarto, arritmia, insuficiência cardíaca, AVC e TCE, tem sido alguns dos casos que temos discutidos juntos, otimizando as condutas médicas", disse o cardiologista.

Serviço - O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Texto de Joelza Silva / Ascom HRPL

jogatina Mapa do site