jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Socioeducandos da Fasepa visitam Queda D'água Rocha Negra em Santarém

Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) avalia que ações como essa contribuem para a reinserção dos adolescentes assistidos

Por Ascom (Ascom)
13/12/2023 12h01

Socioeducandos, da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), que cumprem medida socioeducativa no Centro de Semiliberdade, em Santarém, viveram uma manhã diferente na terça-feira (12). Eles conheceram de perto a beleza natural da Queda D'água Rocha Negra, ponto turístico no bairro Cambuquira, em Santarém, no oeste paraense.

Durante a visita pedagógica, os adolescentes envolvidos na atividade foram acompanhados por três agentes socioeducativos que também tiveram a oportunidade de vivenciar ao lado dos jovens a beleza e tranquilidade do lugar.

O monitor, Luís Cláudio Furtado, contou que o início do trajeto começou com orientações sobre como se comportar em uma natureza tão bela e os cuidados necessários para a preservação. “Ao longo do passeio, os socioeducandos puderam observar a natureza do local, e conheceram um pouco da diversidade amazônica, animais, plantas, visto a trilha para chegar na queda d'água ser cercada por floresta. A programação foi excelente para os socioeducandos e para nós servidores também”, declarou o monitor.

Para a pedagoga da unidade, Fatiana Ribeiro, esse tipo de visita amplia os conhecimentos desses jovens, pois, além de verem de perto diversas espécies de plantas e animais que não conheciam, também aprendem como preservar o meio ambiente.

Fatiana Ribeiro, também destaca que os principais temas trabalhados na socioeducação, são: saúde, educação, esporte, lazer e cultura. Com atividades que despertam a consciência da preservação do meio ambiente, momentos que propiciam a integração dos jovens com a escola e com a comunidade local, incentivando a valorização do processo educativo.

“No Centro de Semiliberdade de Santarém realizamos diariamente o planejamento pedagógico da unidade, envolvendo pedagogos, apoio pedagógico e monitores, com intuito de organizar as atividades que antecedem a semana, visando uma melhor organização para que o trabalho seja bem direcionado e alcance os objetivos de ressocializar os socioeducandos”, acrescentou a pedagoga.

"Primeira vez que eu vejo uma cachoeira, nunca tinha ido antes, o caminho é um pouco extenso, conseguimos ver muitas coisas e dialogar com os monitores sobre a preservação da natureza. Fizemos um piquenique, tomamos banho de cachoeira,   interagindo de boa, com responsabilidade, foi uma programação bem legal", contou um dos adolescentes assistidos pela Fasepa.

A gerente da Unidade, Rosângela Sales, destacou que a ação proporcionou uma experiência muito positiva aos socioeducandos, que puderam desta forma observar de perto e valorizar a natureza. “Essa foi uma oportunidade dos jovens entenderem como a preservação do meio ambiente é essencial para a vida humana. Além de promover a interação dos socioeducandos com os servidores da unidade em um momento de paz e tranquilidade, demonstrando o verdadeiro sentido da socioeducação”, complementou a gestora.

Texto de Dani Valente / Ascom Fasepa

jogatina Mapa do site