jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO MAQUINÁRIO

Novos equipamentos da Cosanpa beneficiam mais de um milhão de pessoas na RMB

Maquinários fazem parte de um pacote de investimento de R$ 22 milhões para atender o Complexo Bolonha

Por Flávia Araújo (COSANPA)
07/12/2023 13h43

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) fez um pacote de investimentos em novos conjuntos motobombas para atender o Complexo Bolonha, que chega a R$ 22 milhões. Ao todo, a Compahia obtece 17 novos maquinários para reforçar o abastecimento de mais de um milhão de pessoas que residem em Belém e Ananindeua, na Região Metropolina.

Esta semana, um novo equipamento foi instalado na distribuição de água da Zona Central, que atende 15 bairros da capital paraense, são eles: Pedreira, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Marco, Terra Firme, Canudos, Jurunas, Condor, Cremação, Batista Campos, São Brás, Fátima, Canudos e Guamá.

O trabalho iniciou no final do mês de novembro. A bomba com todos os outros equipamentos pesam mais de 5 toneladas, sendo assim, foi necessário construir uma base para sustentar o equipamento e evitar problemas durante a operação. O trabalho foi realizado sem precisar suspender o abastecimento nas áreas. "Nós desinstalamos e removemos a bomba da base (antiga), que estava concretada. Após isso, refizemos a base nova com material mais resistente e de rápida secagem. Após 72 horas, conseguimos instalar o novo maquinário", explicou a diretora de operações da Cosanpa, Cleide Ferreira.

Os novos equipamentos tem o rendimento e durabilidade superiores aos anteriores. Eles possuem uma vazão maior para distribuição dos sistemas, que tem como objetivo acabar com a intermitência no abastecimento. "Com isso a produção melhora, ou seja, mandamos mais água para os sistemas de abastecimento. Nós já tivemos uma diferença no 9º setor, que estava entrando 4.200m³ e agora está entrando 4.360m³. Conforme o andamento do funcionamento da bomba, nós vamos redirecionando a água para os setores que mais precisam atualmente", acrescentou a diretora de operações. 

"Esses 17 novos maquinários não são apenas uma atualização técnica, são parte da nossa visão de eliminar qualquer intermitência no abastecimento e garantir a eficiência da distribuição da água. Com o apoio do governador Helder Barbalho e da vice Hana, continuaremos a monitorar e otimizar o funcionamento das bombas para atender às necessidades da população", reforçou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.

Planejamento

Agora, os trabalhos estão concentrados na instalação de uma nova bomba de distribuição na Zona de Expansão, que atende os conjuntos Gleba 1, 2 e 3, Nova Marambaia, Costa e Silva, Basa, Rio Negro, Souza, Castanheira, Mendara 1 e 2, Médici 1 e 2, Pedro Alvares Cabral, Magalhães Barata, Euclides Figueiredo, Vitória Régia, Ypuãn, Marex, Bela Vista, Val de Cans e Aeroporto.

jogatina Mapa do site