jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Hemopa celebra aumento de 15% de doações de sangue no mês de novembro deste ano

As bolsas de sangue coletadas em todas as unidades do Hemopa distribuídas no Pará, beneficiam pacientes da rede hospitalar pública e privada do Estado

Por Helen Alves (HEMOPA)
05/12/2023 15h24

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) celebrou o aumento de 15% de bolsas coletadas no comparativo de novembro deste ano em relação ao mesmo período de 2022, quando comemora-se o dia do doador voluntário de sangue.

Segundo o levantamento feito pela instituição, o mês de novembro de 2022, o total de doações voluntárias em todo o Estado do Pará foi de 8.025, enquanto que no mesmo período deste ano, o número subiu para 9.287 bolsas de sangue coletadas em todas as unidades regionais do Hemopa distribuídas no Pará, destinando ao serviço de transfusão de sangue e que beneficia 37.148 pacientes da rede hospitalar pública e privada do Estado.  

Segundo o órgão governamental, as coletas recebidas na sede do Hemocentro, em Belém, e nas unidades descentralizadas na Região Metropolitana, nos shoppings Castanheira e Metrópole, houve um aumento de 11% nas doações. Conforme o levantamento realizado, foram 4.703 doações feitas em novembro do ano passado enquanto que no mesmo período de 2023, o resultado foi de 5.219 bolsas de sangue.

Para o presidente da Fundação Hemopa, o saldo positivo mostra a importância da sensibilização e da conscientização da população quanto a doação de sangue. "Sem os doadores de repetição e os profissionais que atuam na linha de frente para captar novos doadores, isso não seria possível. É um extenso trabalho desenvolvido por toda a nossa equipe, levando informações e formando parcerias com instituições públicas e privadas, com as universidades e cursos profissionalizantes, as igrejas, entre outras entidades de diversos setores. Nós só temos a agradecer e a festejar essa rede de solidariedade que verdadeiramente salva vidas", ressaltou o presidente.   

Campanha

A campanha promovida no mês de novembro, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, contemplou uma série de programações para homenagear os voluntários da capital e do interior do Estado, com a realização de passeio ciclístico, festival de música, palestras, gincanas solidárias de doação de sangue, ação de emissão de documentos com a parceria da Defensoria Pública, além de atividades que incluem cuidados com a saúde do doador.

Critérios para doar sangue:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

jogatina Mapa do site