jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Pará apresenta o melhor mês de novembro da linha histórica com a redução da criminalidade violenta

Dados incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte

Por Roberta Meireles (SEGUP)
01/12/2023 16h56

Mais um vez o Pará é destaque na redução significativa da criminalidade. E, o mês de novembro de 2023, dos últimos cinco anos, é o melhor mês de novembro da linha histórica e alçou a marca de redução de 14% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI) que incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte no comparativo ao mesmo mês em 2022. Os dados foram divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), nesta sexta-feira (01). 

Para o Secretário de Segurança e Defesa Social em exercício, André Costa, a a redução indica o fruto de todo o trabalho operacional integrado de inteligência, além é claro, dos investimentos realizados. Além disso, André destaca que os números são vistos com muita satisfação pelo Sistema de Segurança Pública Estadual. 

"Nós tivemos o melhor mês de novembro de toda a série histórica, com o registro de 173 CVLIs em todo o estado, e se comparado ao ano passado, tivemos uma redução de 14%. O mês foi até melhor que o mesmo período de 2020, quando foram computados 186 CVLIs. Além disso, a redução também se mantém com relação aos meses acumulados, de janeiro até novembro, temos uma redução de 14% e isso se dá, principalmente, pelos grandes investimentos que o Governo do Estado realiza em prol da Segurança Pública no Pará", afirmou André Costa. 

Além disso, o secretário acrescentou que muitos dos investimentos foram realizados na área que houve aumento do efetivo, renovação da frota de viaturas, equipamentos e cursos de inteligência, "o que nos possibilita as ações integradas, fortalecimentos da agências centrais de inteligência dos órgãos, que buscam diariamente monitorar o fenômeno migratório do crime, entender quem são as lideranças e, principalmente, a força integrada das operações do SIEDS, que combatem as organizações criminosas, milícias urbanas e rurais e, principalmente, através de investimentos em prevenção, em especial, à violência contra a mulher. Nós também temos uma redução do feminicídio e isso aconteceu graças ao desenvolvimento de programas como o Patrulha Maria da Penha e Pró-Mulher Pará", concluiu. 

Em números absolutos, o mês de novembro de 2023, teve 173 casos de CVLI, enquanto que no mesmo período do ano passado, foram 201 registros, que significa que houve uma redução de 14%. No ano de 2021, foram 187 e no ano de 2020, que até então havia sido o melhor mês de novembro, foram computadas 186 ocorrências. Os números correspondem ao período de 1º a 30 de novembro, representando assim, o melhor mês de novembro na linha histórica desde o ano de 2010. 

Acumulado 

Os números também mantiveram a redução de 14,30% no acumulado dos meses de janeiro a novembro de 2023, se comparado ao mesmo período de 2022, que registrou respectivamente, 1.894 e 2.210 casos de CVLI em todo o Pará. 

Homicídios 

Os resultados positivos também foram registrados na redução de homicídios ocorridos em todo o território paraense. No acumulado dos 11 meses deste ano, em comparação ao ano de 2022, o indicador apresentou redução de 13,48% , apontando, assim, preservação de 283 vidas, quando foram computados 1.817 e 2.100 casos, respectivamente. Os números também compreendem o período de 1° de janeiro a 30 de novembro.

Meta Nacional 

Os resultados apontam o compromisso do estado com ações efetivas, que destaca o Pará por em 2023, alcançar, até o momento, a redução de 14,30% em relação aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), ficando acima da meta anual de redução de Crimes CVLI proposta pelo Ministério da Segurança Pública para os Estados brasileiros, que é de menos 3,5%.

jogatina Mapa do site