jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Município de Ulianópolis será contemplado com creche pelo Governo do Pará

Vice-governadora do Estado, Hana Ghassan anunciou neste sábado (18) a celebração de convênio para a construção da nova unidade

Por Bruno Magno (SEOP)
18/11/2023 19h51

O município de Ulianópolis, na região de integração do Rio Capim, será contemplado com uma creche do programa ''Creches Por Todo o Pará'', pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O convênio para construção da unidade foi anunciado, neste sábado (18), pela vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, nas presenças da prefeita do município, Kelly Destro, e do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

''Estamos aqui para assinar mais uma ordem de serviço para construção de uma creches, dessa vez, no município de Ulianópolis. A unidade vai atender cerca de 250 crianças, de 0 a 5 anos, oportunizando que as crianças já comecem o processo de alfabetização e que as mães deixem seus filhos em local seguro e que possam ir para o mercado de trabalho'', destacou  Hana Ghassan.

''O município de Ulianópolis está em festa, tenho certeza que essa creche vai ajudar muito as nossas mães. Quero agradecer o governador Helder Barbalho, a nossa vice-governadora, Hana Ghassa, e a deputada Cilene Couto, por esse momento histórico para Ulianópolis.Não só pelo espaço para as nossas crianças, mas também para que possamos dar uma educação de qualidade, com profissionais qualificados'', completou a prefeita Kelly Destro.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, disse que a nova unidade vai permitir uma educação digna para as crianças do município. “Essa é uma pauta prioritária para que tenhamos nossas crianças nas escolas desde muito cedo, aproveitando inclusive os primeiros 1.000 dias de vida, momento importantíssimo para o desenvolvimento delas. Tenho certeza de que a creche em Ulianópolis vai beneficiar e auxiliar nossas crianças e suas famílias", disse ele.

Na semana passada, o governo do Estado também garantiu a construção de unidades do programa nos municípios de Quatipuru, Moju, Itaituba e Piçarra. Já nesta segunda-feira (13), o Estado assinou ordem de serviço para construção de creche em Nova Timboteua.

Na terça-feira (14), foi a vez do município de Almeirim ser contemplado, e na quinta-feira (16), o município de Viseu. E, na sexta-feira (17), foram assinadas as ordens de serviço para construção das unidades de Santa Maria do Pará e Igarapé-Miri.

O “Creches por todo o Pará” é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas. 

Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do programa já foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, e atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos de idade.

jogatina Mapa do site