jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BRAZIL FLÓRIDA SUMMIT

Governo aproxima relações turísticas e comerciais com norte- americanos e realiza mini Círio nos EUA

Por Sâmia Maffra (SETUR)
17/11/2023 15h55

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), integra a comitiva paraense que vai participar do VII Brazil Flórida Summit, entre os dias 16 e 19 de novembro, em Miami e Fort Lauderdale, na Flórida (Estados Unidos). Como parte da programação, pela primeira vez, o estado americano receberá uma miniprocissão do Círio de Nazaré, com visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora, para atender aos fiéis brasileiros que residem na Flórida.

O evento é realizado anualmente desde 2016 pelo grupo empresarial Brazil International Foundation (BIF) e sua entidade associada, o Brazilian Business Group (BBG), em cooperação com a Florida Atlantic University (FAU) com foco na relação entre o Pará e a Flórida em seus vários aspectos, visando o estreitamento das relações entre a comunidade brasileira residente na Flórida e a comunidade americana.

A delegação paraense, formada pelo titular da Setur, Eduardo Costa, diretores da secretaria, pelo superintendente do Sebrae-Pará, Rubens Magno, pelos diretores da Festa de Nazaré, Antônio Salame e Augusto Vasconcelos, e pelo pároco da Basílica Santuário, padre Francisco Cavalcante, vai cumprir uma extensa agenda.

O Brazil Florida Summit será nesta sexta-feira (17), em Fort Lauderdale, com ciclo de palestras com o tema "From The Amazon to the Everglades Sustainability journey through COP 30", dando foco à Belém como sede do evento global e suas experiências nas áreas de ecoturismo, sustentabilidade no desenvolvimento econômico e social paralelo com as iniciativas similares no estado da Flórida.

O evento conta com palestras do cônsul geral adjunto Cristiano Berbert, do Consulado do Brasil em Miami, e do cônsul adjunto José Renato Ruy Ferreira, empresários do trade, entre eles o presidente do Brazilian Business Group, Marcos Cerutti, do reitor da Faculdade de Letras e Artes da Florida Atlantic University, Michael Horswell e demais professores americanos e brasileiros, além de  autoridades locais.

Já em Miami a agenda será de visitas ao gabinete do cônsul geral do Brasil em Miami, embaixador André Odenbreit Carvalho e peregrinações com a imagem de Nossa Senhora às igrejas católicas - o Círio está marcado para o dia 19, às 18h, na igreja Saint Catherine of Siena, com celebração do padre Francisco Cavalcante, para atender os brasileiros católicos da comunidade. 

“É um prazer receber essa comitiva do Governo do Pará trazendo a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e pra tratar sobre temas turísticos, comerciais, de divulgação e para interlocução com a comunidade brasileira no sul da Flórida e contatos com empresários e autoridades das cidades próximas a Miami”, afirmou o cônsul geral do Brasil em Miami, embaixador André Odenbreit Carvalho. 

Segundo o cônsul geral adjunto Cristiano Berbert, chefe do Setor de Promoção Comercial do Consulado, é importante ressaltar que o Consulado Geral do Brasil, principalmente o setor comercial, está de portas abertas para trabalhar com o Governo do Pará, com empresários do Estado, com a Secretaria de Turismo. “Nosso objetivo é promover esse Estado tão grande, que tem participação importante na exportação do minério, do gado, e outros produtos como cacau, açaí, pimenta do reino e juntos podemos trabalhar para impulsionar ainda mais esse comércio e o turismo com os grandes atrativos que o Estado possui. E também essa missão tem dimensão religiosa que trouxe para a comunidade católica brasileira a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré”, sinalizou o cônsul adjunto Berbert. 

Para o titular da Setur, Eduardo Costa, participar de eventos internacionais é uma oportunidade única de promoção do Pará, e neste em especial terá uma versão da nossa principal expressão de fé e momento de alta temporada turística que é o Círio de Nazaré. “Entre os grandes trunfos do nosso Estado, temos o voo direto Belém- Fort Lauderdale que encurta a distância entre Brasil e Estados Unidos e aproxima as relações comerciais, fomentando especialmente o turismo. Temos que aproveitar essa conexão para promover ainda mais o destino Pará com seus atrativos culturais, turismo de sol e praia, ecoturismo, turismo gastronômico e religioso”, avaliou o secretário. 

jogatina Mapa do site