jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

Arcon-PA participa de campanha de doação de sangue na Fundação Hemopa

Por Dayane Baía (ARCON)
14/11/2023 14h26

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) apoia a Gincana “Instituição Cidadã – Todos Doando Sangue”, promovida pela Fundação Hemopa, em alusão ao mês de celebração ao doador voluntário. Nesta terça-feira, 14, servidores e estagiários participaram da ação no centro de hemoterapia localizado no bairro da Batista Campos. 

Estagiária de Direito, Maria Clara de Lima Tavares possui 19 anos de idade e, por meio da campanha, doou sangue pela primeira vez. “Doar sangue é salvar vidas e a quantidade de pessoas morrendo por falta de sangue é enorme. É bom saber que algumas vão ser salvas por causa da minha doação. Depois dessa experiência já até perguntei quando posso doar de novo para poder voltar”, revela a jovem.

De acordo com Betânia Mourão, assistente social que integra a equipe de captação da Fundação Hemopa, a campanha anual é uma forma de incentivar a fidelização de novos doadores.

“A participação das instituições é fundamental. A dinâmica de trabalho no Hemopa é desafiadora para que possamos ter o estoque abastecido. O movimento com a sociedade e formação de parcerias são essenciais para que tenhamos o aumento de doações”, afirma a profissional.

O mês de novembro é alusivo ao doador voluntário de sangue, com a comemoração nacional no dia 25. A gincana é tradicional e oferta a possibilidade de participação de órgãos públicos e mobilização de doadores. “A primeira doação é muito positiva e desejamos que o voluntário não seja esporádico e sim fidelizado. Essa atitude é de cidadania pois tem um impacto na coletividade”, acrescenta Betânia.

Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias. Já as mulheres podem fazer três doações anuais, em intervalo de 90 dias. Cada doação tem a capacidade de salvar até quatro vidas.

Para Euripedes Reis, diretor-geral da Arcon-PA, a campanha anual é uma forma de fortalecer a solidariedade nas equipes da Agência. “Doar sangue é um ato de amor. Até pela proximidade entre as sedes das instituições, no bairro da Batista Campos, temos facilidade em doar com frequência, por isso temos voluntários fixos no nosso quadro de servidores”, comenta o diretor.

jogatina Mapa do site