jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICAS PÚBLICAS

Estado beneficia pescadores e agricultores de Salinópolis com a entrega de CAF e CAR

Os beneficiados são assistidos pela Emater por meio do Escritório Local do município

Por Governo do Pará (SECOM)
21/10/2023 23h36

O Governo do Pará entregou neste sábado (21), em Salinópolis, na região Nordeste, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) físico para pescadores artesanais e a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) individual para produtores rurais atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), por meio do Escritório Local de Salinópolis. As entregas fazem parte da programação comemorativa pelos 122 anos de emancipação do município, e contaram com a presença governador Helder Barbalho e do presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.

“Eu estou muito feliz de estar aqui comemorando o aniversário de Salinópolis presenteando a comunidade com o acesso às políticas públicas que vão melhorar a vida das pessoas”, frisou o governador Helder Barbalho.

“Nós, da Emater, ficamos felizes junto com eles, pois sabemos da importância destes documentos. Isso representa uma virada de página na vida deles. É um novo momento, em que o acesso às políticas públicas vai trazer qualidade de vida para eles, com geração de renda e a garantia sobre sua propriedade rural”, ressaltou Joniel Vieira de Abreu.

Vantagens - O CAF beneficia cinco famílias da Colônia de Pescadores Z-29, que trabalham com pesca artesanal. O documento vai proporcionar acesso às políticas públicas voltadas à agricultura familiar, como a linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Lázaro Souza Negrão, 63 anos, foi um dos beneficiados. Ele nasceu em Salinópolis e sempre trabalhou como pescador. De posse do documento, ele já planeja a compra de novos equipamentos. “A gente estava esperando muito por isso. Esse documento vai nos ajudar trazendo melhorias. Eu estou muito feliz”, disse Lázaro, acrescentando que “a gente que trabalha em pesca precisa comprar nossos materiais, como anzol, linha, chumbada e rede, assim como reformar a nossa canoa”.

Dos cinco CAFs entregues aos pescadores, dois foram destinados a pescadoras artesanais, como a Cláudia Mesquita, 44 anos. “Este documento vai nos proporcionar oportunidades, e eu estou muito feliz por isso”, declarou a pescadora.

Regularização- O CAR vai atender a quatro produtores rurais nas comunidades Paulino, Buçu e Arapepó, que cultivam ostra, mandioca e hortaliças. A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel. “Estou muito contente. É o sonho de todo agricultor ter a segurança do pedaço de terra onde mora e trabalha”, disse o produtor rural Ronaldo de Souza Pontes, 72 anos, que cultiva principalmente mandioca e feijão.

Na Comunidade Vila Paulino há um grupo de produtores que cultiva ostras. João Airton Ferreira, 66 anos, é pioneiro dessa atividade, que tem característica diferenciada. Ele foi um dos beneficiados com o CAR. “É muito bom trabalhar com um produto que causa impacto e surpresa em pessoas. Melhor ainda é quando você afirma que o produto é de qualidade e legalizado. Estou muito feliz por esta conquista”, afirmou.

Todos os produtores e pescadores beneficiados são atendidos pela Emater, por meio do Escritório Local de Salinópolis. “É muito gratificante este momento de poder entregar o documento, pois são dias trabalhando, reunindo dados sobre os atendidos pela Emater. É um momento de satisfação ver o nosso dever cumprido, que é o nosso trabalho, que procuramos desempenhar com excelência em prol dos agricultores e pescadores do nosso município”, destacou o engenheiro em Pesca, técnico em Aquicultura e chefe do Escritório Local da Empresa em Salinópolis, Paulo Silvestre Nunes.

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater

jogatina Mapa do site