jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO DE SANGUE

Hemopa recebe visita técnica e capacitação do Ministério da Saúde

Por Helen Alves (HEMOPA)
29/09/2023 17h58

Nos dias 28 e 29 deste mês, a equipe técnica do serviço de Hematologia da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) receberam a visita técnica do Ministério da Saúde para reunião, monitoramento e orientações sobre o sistema web de coagulopatias. A atividade teve como objetivo garantir a manutenção do abastecimento de medicamentos destinado ao tratamento de pacientes com distúrbio de coagulação cadastrados no Hemopa.

É essencial que o abastecimento de insumos dos centros de hematologia e hemoterapia estejam em dia e, para tanto, é necessário realizar a manutenção do sistema operacional que garante o serviço de entrega da medicação fornecida única e exclusivamente pelo Ministério da Saúde. Por esse motivo, é de suma importância que os servidores da Fundação Hemopa estejam capacitados para incluir as informações corretas no sistema. 

Para isso, as auditoras Sahra Jany Ferreira da Silva e Vera Lúcia Magalhães, representantes do Ministério da Saúde, estiveram no hemocentro paraense para realizar a visita técnica e promover a capacitação dos servidores da Hemorrede para a inserção adequada das informações no banco de dados Nacional.

Como representantes do Hemopa estiveram a diretora Técnica Paula Amarantes e a Coordenadora de Atendimento Ambulatorial, a médica hematologista Saide Sarmento.

Cátia Valente, médica hematologista e gerente da hematologia clínica da Fundação Hemopa, comenta sobre a iniciativa e sua relevância para o hemocentro coordenador. “É muito importante, porque o nosso estoque é garantido a partir dessas informações. Então, recebemos a medicação baseada nesse sistema, que, por meio dele, o ministério vê as nossas necessidades. Por isso, é necessário inserir adequadamente essas informações para que recebamos a quantidade correta de fatores e dessa forma os nossos pacientes mantenham-se bem assistidos. Esse processo é importante para que possamos garantir tanto o nosso abastecimento, como o acompanhamento desses pacientes e a descentralização”, destaca a profissional.

A médica hematologista e coordenadora do atendimento ambulatorial do Hemopa, em Belém, destaca que o centro farmacêutico, com a supervisão da farmacêutica Marineide Bastos, e fundamental para o atendimento dos pacientes. "Tivemos a presença de toda a equipe multiprofissional da Hemorrede estadual, pois o centro de abastecimento farmacêutico é muito importante para todas unidades que estão presentes também no interior do Estado, em Castanhal Marabá, Santarém, Abaetetuba, Capanema, Redenção, Altamira e Tucuruí e mantêm o bom andamento dos serviços prestados pelo Hemopa à população paraense, concluiu a gestora.

jogatina Mapa do site