jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Sedap participa de programação para fortalecer a rota do cacau no Pará

Evento em Altamira, no Xingu, contou com representantes da Sedap e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Por Rose Barbosa (SEDAP)
15/09/2023 16h26

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) participaram durante os últimos dois dias (13 e 14) de uma ampla programação voltada para o segmento cacaueiro, no município de Altamira, na Região de Integração do Xingu. 

O titular da Sedap, Giovanni Queiroz, esteve à frente da comitiva da instituição que contou, também, com a participação de servidores do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará(Procacau), da Regional da secretaria na Transamazônica, e de servidores lotados na secretaria adjunta da instituição, entre outros presentes.  

A programação foi uma realização do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para fortalecer a Rota do Cacau no Pará. O evento teve o apoio e organização do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e contou com produtores, empresários, investidores, órgãos de fomento, instituições de ciência e tecnologia e representantes dos setores público federal, estadual e municipal.

O titular da Sedap fez uma explanação durante a programação. Giovanni Queiroz destacou o fato de o Pará ser o maior produtor de cacau do Brasil e a importância da rota do cacau, para a promoção do setor produtivo, e para identificar as necessidades dessa produção. "O Pará tem a melhor amêndoa do mundo, já comprovado por diversas premiações conquistadas pelos produtores locais dentro e fora do Brasil", disse ele.  

A oficina foi dividida em seis grupos. Os representantes da Sedap, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) e do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau)  participaram do grupo 3(três),cujo tema central (desafio) foi a verticalização da cadeia do cacau no Estado do Pará. Foram apresentadas proposições como implementação e/ou consolidação de mini fábricas processadoras de cacau e investimento na rastreabilidade da cadeia do cacau para agregar valor aos produtos derivados

Visita - Além de participar da oficina, o titular da secretaria. acompanhado  dos demais servidores do órgão, visitou a fábrica de chocolate e derivados da Abelha Cacau, que trabalha com chocolate de origem e foi a primeira fábrica de chocolate  instalada no município de Altamira. O empreendimento surgiu durante a pandemia e atualmente é inserido no roteiro turístico de quem chega à cidade.  A propriedade usa abelhas sem ferrões para ajudar na polinização do cacau.

A comitiva da secretaria também visitou o campo experimental da Embrapa Amazônia Oriental em Altamira, que além de cacau, tem outras culturas na sua área de atuação como a pecuária de leite e corte, madeira, mandioca, horticultura, fruticultura, café e piscicultura. 

jogatina Mapa do site