jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

UsiPaz Terra Firme leva grupo de estudantes à 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Beneficiados pelos serviços da Usina, eles percorreram os estandes, acompanharam o Programa Sem Censura Pará e conversaram com escritores

Por Governo do Pará (SECOM)
14/09/2023 21h59

A vivência dos estudantes na Feira do Livro foi mais uma iniciativa da aproximação entre sociedade e culturaA UsiPaz Terra Firme, em Belém, proporcionou uma enriquecedora experiência para quase 50 alunos durante a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, na tarde desta quinta-feira (14), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. A ação foi promovida em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

O titular da Seac, Igor Normando, ressaltou a importância da visita dos alunos ao evento literário. “É um prazer levar os alunos da UsiPaz Terra Firme para a Feira Pan-Amazônica do Livro. A educação e a cultura são fundamentais para um futuro promissor. Essa ação inspirou os jovens a explorar os livros. A Seac segue promovendo oportunidades como essa, pois o conhecimento é essencial para o desenvolvimento da cidadania e da nossa comunidade”, disse o secretário.

Os estudantes acompanharam o Programa Sem Censura Pará, transmitido ao vivo pela TV Cultura, em um estande da Feira, onde a apresentadora Vanessa Vasconcelos recebeu convidados relacionados aos temas propostos pela edição de número 26 da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

Uma das participantes, a jornalista e escritora paraense Carmen Palheta, esclareceu dúvidas de jovens que também querem se dedicar à literatura.

Inspiração- Rafael Souza Brito, 21 anos, é um dos jovens que querem seguir a carreira de escritor. Segundo ele, conhecer a escritora foi uma grande inspiração. “Muitas pessoas não têm tanta acessibilidade à Feira do Livro e a alguns lugares que a cultura transcende”, disse Rafael Brito, ressaltando a importância de a UsiPaz promover essa aproximação para crianças, jovens e até idosos”. 

O futuro escritor também destacou que a visita enriquecerá seu trabalho. “Como designer, encontro inspiração em roupas, vestidos e personagens, e a leitura é uma maneira de expandir meu conhecimento. Vir a um lugar que te proporciona essa experiência com a leitura e escritores é sensacional”, afirmou Rafael, beneficiado pelos serviços da UsiPaz. 

O mesmo entusiasmo foi externado por Ana Laura Torres, em sua primeira visita à Feira do Livro. “Eu ouvia falar, e sempre tive vontade de conhecer. Quando soube que a UsiPaz ia nos levar, fiquei tão animada que quase não dormi. A Usina da Paz tem grande participação na minha vida, pois é na biblioteca que fico a maioria do meu tempo”, contou a estudante.

jogatina Mapa do site