jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Regional do Tapajós promove campanha de doação de sangue em Itaituba

Essa é a segunda edição da campanha que tem objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação

Por Ascom (Ascom)
13/09/2023 13h52

A doação de sangue é um ato de generosidade e solidariedade que pode salvar vidas. As campanhas de incentivo a este ato, são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância deste gesto. E com esse objetivo a agência transfusional do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará, promove nos dias 27 e 28 de setembro, sua segunda edição. 

Neste ano, a campanha será das 8h às 17h, no HRT, e acontecerá em parceria com o Hemocentro Regional de Santarém e a Prefeitura de Itaituba. Os requisitos para doar sangue são simples e qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde pode contribuir. É importante ressaltar que a doação de sangue não oferece riscos à saúde do doador.

A responsável pela Agência Transfusional, Lúdia Oliveira, afirmou que a campanha de doação de sangue é uma ação fundamental para manter os estoques abastecidos.
  
“Nossa demanda é grande e precisamos manter os estoques sempre em alta, já que somos referência em traumatologia e obstetrícia de alto risco”, disse.

O Regional do Tapajós possui uma Agência Transfusional para gerenciar as bolsas de sangue enviadas pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), e realiza, em média, 200 transfusões por mês. Desde a sua inauguração, em 2021, já foram feitas 2.500 transfusões. 


Programação - Uma blitz educativa também será realizada em frente à unidade, em incentivo à coleta. O objetivo é informar, incentivar e conscientizar a população para a importância da atitude.

O diretor-geral do Regional do Tapajós, Matheus Coutinho, destaca a importância da programação e a conscientização de todos para a doação de sangue. 
“É fundamental que a população se conscientize sobre a importância da doação de sangue e se mobilize para ajudar, é uma maneira simples e eficaz de contribuir para a saúde e bem-estar de muitas pessoas”, pontuou. 

 Conheça os requisitos para ser um doador de sangue:

• Idade:  Entre 16 e 69 anos (menores devem ser acompanhados do responsável legal);
• Peso mínimo: 50kg;
• Precisa estar alimentado e descansado;
• Evite o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Abstenha-se de exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas;

O Hospital Regional do Tapajós (HRT) integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/HRT

jogatina Mapa do site