jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Seac lança Carreta Pet com serviços gratuitos de saúde animal neste domingo (03)

Cães e gatos receberam atendimento veterinário e também participaram de desfile pet na Praça da República

Por Aline Seabra (SEAC)
03/09/2023 13h43

Tutores de cães e gatos procuraram pelos serviços gratuitos oferecidos neste domingo (03) com o lançamento da Carreta PetNeste domingo (03), a Praça da República, localizada na Av. Pres. Vargas, em Belém, reuniu os cuidadores de animais de estimação em mais uma edição do programa "Pará Patas", uma iniciativa da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) dedicada à promoção da saúde e do bem-estar de cães e gatos, em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa).

Um dos principais destaques da programação foi o lançamento da Carreta Pet, uma novidade que traz cuidado e atendimento aos animais na comunidade.

O secretário de Cidadania, Igor Normando, que esteve presente na ação, anunciou que até final do ano serão cerca de 30 mil atendimentos pelo programa "Pará Patas".

Igor Normando é secretário de Cidadania (Seac)"O 'Pará Patas' é um compromisso da Seac que assegura a saúde animal da nossa população de baixa renda. Esta iniciativa, que já atendeu mais de 8 mil animais, permitiu que essas famílias tivessem acesso a serviços de saúde animal de qualidade sem custo, evitando que adoecessem, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos animais e a saúde pública, em geral", ressaltou o titular da Seac.

As atividades tiveram início pela manhã com a oferta de serviços essenciais, como a vacinação antirrábica para garantir a proteção dos animais contra a raiva, considerada uma doença grave. Consultas veterinárias estiveram disponíveis para esclarecer dúvidas e garantir que os pets estivessem em plena saúde. Houve ainda o desfile pet com premiação que permitiu aos cães e gatos que mostrassem todo o seu charme e elegância.

A empregada doméstica Osmarina Diniz, tutora da Polly, aproveitou a ação para levar sua cadela. "Estou gostando da organização. Quando soube que ia ter vacinação, já me programei para trazer a Polly", contou Osmarina.

A vermifugação, outro serviço essencial, esteve à disposição. O bazar de protetores ofereceu produtos para a linha pet e oportunidades de apoio às causas dos cuidadores de animais. Além disso, uma feira de adoção proporcionou a chance de encontrar um novo amigo de quatro patas.

Aline Moura com seu cachorro Alemão Os frequentadores da praça que usufruíram dos serviços também compartilharam suas experiências positivas. Funcionária pública, Aline Moura trouxe seu cachorro, o Alemão, para consulta médica e saiu satisfeita da praça.

"Esse atendimento é muito caro e muitos ainda não têm condições. Com essa ação, conseguimos cuidar de nossos animais, pois hoje em dia eles estão em primeiro lugar na nossa vida", comentou Aline.

Na ocasião, estudantes do curso de medicina veterinária, sob supervisão de médicos veterinários, estavam vacinando os pets. Como foi o caso do estudante Yuri Souto. “Minha maior perspectiva é aprender como aluno. A carreta beneficia a saúde pública, essencial para nós desde o início. É uma obrigação legal e fundamental para alunos e tutores. A preocupação com as ações na praça é vital para a saúde pública. O contato com o tutor é ótimo para nós”, explicou Yuri.

Pets recebem atendimento médico veterinário de forma gratuitaServiço:O programa "Pará Patas" visa ajudar famílias de baixa renda a cuidar da saúde de seus animais, disponibilizando serviços veterinários e de vacinação gratuitamente. O cronograma das ações da Carreta Pet será divulgado em breve nas redes sociais da Seac.

jogatina Mapa do site