jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Comitiva da Universidade Federal do Amapá faz visita técnica ao PCT Guamá

Equipe observou como pesquisas e serviços atuam para garantir o controle de qualidade em produtos de origem vegetal nas áreas de ciência e tecnologia e demais segmentos

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
29/06/2023 09h12

Uma comitiva da Universidade Federal do Amapá (Unifap) visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá para conhecer o ecossistema de inovação e infraestrutura do complexo, que serve como modelo para um possível projeto de um ambiente semelhante no estado vizinho.

Amanda Fecury, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unifap, comenta que o PCT Guamá é uma referência em ambientes de inovação na Amazônia. “Há muitas oportunidades em um parque de ciência e tecnologia, e o PCT é uma referência para a região. Em ambientes como esse, podemos desenvolver as potencialidades do estado e atender a sociedade, fomentando a ciência junto do empreendedorismo”.

O Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA/UFPA) e a startup Medbolso foram visitados.

No CVACBA, a comitiva observou como as pesquisas e serviços convergem de modo a garantir o controle de qualidade em produtos de origem vegetal nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, farmacêutica, química, biotecnologia, cosmetologia, dentre outras.

Na Medbolso, startup que desenvolve soluções baseadas em software para automação de processo de gerenciamento de serviços médicos, a comitiva conheceu como o Parque incentiva empreendimentos inovadores a se desenvolverem tecnologicamente.

“Parques de ciência e tecnologia são importantes porque alcançam uma cadeia extensa entre a academia e a sociedade, então, funcionam como um elo entre a pesquisa e o desenvolvimento de produtos e serviços que alcançam a população. Gera oportunidades, conhecimento e reconhecimento sobre iniciativas de diversas áreas inerentes a nossa região”, destacou Elizabeth Viana, diretora de pesquisa da Unifap. 

PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

É membro ainda da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).

jogatina Mapa do site