jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PCT Guamá é destacado no Innova Summit 2023 como caso de sucesso inovador

Programação anual do evento une lideranças em amplos debates durante três dias com a finalidade de conectar, educar e inspirar os participantes

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
22/06/2023 15h04

Destacar novos negócios, preparar empreendedores e empresários para as transformações digitais, e abrir espaço para debates sobre soluções inovadoras, estavam entre os objetivos da terceira edição do Innova Summit 2023. O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), que funciona como extensão do PCT no oeste do Pará, foram apresentados no painel Ecossistema de Inovação: Caso de sucesso de setores de destaque, na Arena Internacional, espaço do evento organizado pelo Instituto Jovem Exportador.

As apresentações dos dois ambientes de inovação do Pará foram feitas pela Fundação Guamá, instituição que administra os complexos, localizados em Belém e Santarém. “Está sendo um Summit que efetiva as conexões e trocas de conhecimentos, levaremos daqui um número grande de novos parceiros, e deixamos a força, a inovação e a tecnologia da Amazônia”, reforça Milkson Campelo, coordenador de Prospecção, Transferência e Tecnologia de Negócios da Fundação Guamá.

A participação este ano na feira foi um convite do Instituto Jovem Exportador, que esteve à frente do Arena Internacional, um palco organizado pelo instituto, com objetivo de alavancar projetos colaborativos entre o Brasil e outros países do mundo. Com capacidade para 400 pessoas, os visitantes acompanharam no espaço painéis, debates e talk shows com a presença de representantes de diferentes nações sobre temas como agrotecnologia e novas tendências de mercado.

“Tivemos a oportunidade de explorar a feira, conhecer tecnologias e inovações de várias startups do Brasil e do mundo. Outra grande oportunidade, foram as conexões realizadas com vários parceiros, onde destaco a conversa com a Semisha Moonsami, da Agência Tecnológica de Inovação da África do Sul, com quem reafirmamos a participação do PCT Guamá no Innova Summit África do Sul, que acontecerá em setembro deste ano. Outras instituições conectadas foram o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o qual está realizando visitas aos PCTs do Brasil e já estamos alinhando visita ao PCT Guamá no segundo semestre de 2023”, acrescenta Milkson Campelo.

Oportunidades e parcerias nos negócios - O Innova Summit, é uma das maiores conferências brasileiras e latino-americanas de inovação, conhecimento, tecnologia, empreendedorismo, networking e oportunidades de negócios. O evento reúne líderes nas áreas de inovação e soluções empresariais, e tem a participação de CEOs, diretores de diferentes segmentos empresariais. A programação anual une lideranças em amplos debates durante três dias com a finalidade de conectar, educar e inspirar os participantes.

A terceira edição do Innova Summit foi realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, esta semana, nos dias 20, 21 e 22, com palestras, talks, reuniões e painéis de debates, áreas interativas, exposição comercial, workshops, experiências imersivas e sensoriais, dinâmicas, e ainda três arenas, a internacional, a de tecnologia e de gamer, que foram espaços para debates segmentados. Palestrantes renomados estiveram à frente dos assuntos relacionados a inovações nos negócios, na sociedade e no pensamento, como instrumentos para o crescimento pessoal e institucional.

O PCT Guamá - O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

É membro ainda da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp).

jogatina Mapa do site