jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Encontro reúne gestores das Eetepas até esta quarta-feira, em Belém

Objetivo é proporcionar o diálogo entre os gestores e a Sectet no sentido de melhorar cada vez mais a gestão das Escolas Técnicas do Pará

Por Fernanda Graim (SECTET)
20/06/2023 14h11

Na manhã desta terça-feira (20), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) deu início ao 1º Encontro de Gestores das Escolas Técnicas do Estado do Pará (Eetepas), que vai até esta quarta-feira (21). O evento de abertura ocorreu na Estação Gasômetro, localizada no Parque da Residência em Belém. Estiveram presentes diretores e vices das escolas técnicas, além de seus coordenadores e professores, servidores da Secretaria e um grupo de alunos da Eetepa Vilhena Alves, vizinha ao local.

O objetivo do encontro é proporcionar o diálogo entre os gestores e a secretaria no sentido de melhorar cada vez mais a gestão das Eetepas, sob responsabilidade da Sectet desde 2019. Nesse sentido, durante a abertura do evento, o titular do órgão, Hélio Leite, destacou que o avanço das escolas é prioridade da gestão e as classificou como uma “joia rara”.

“Estamos cuidando delas (as escolas) com o carinho que merecem, não é só um compromisso meu, mas do governador e da vice-governadora. Levar a vocês informações e ouvir de vocês o que precisamos fazer. Só seremos grandes se pensarmos grande e agirmos com grandeza, temos a obrigação de mudar cada vez mais para melhor as Eetepas e, em breve, elas serão as melhores do Brasil”, enfatizou o secretário.

A diretora da Eetepa Vilhena Alves, que representou gestores das escolas na mesa de abertura, ressaltou a satisfação de todos em poderem participar do encontro. Ela destacou ainda que, sob gestão da Sectet, eles conseguem amenizar os desafios diários enfrentados nas escolas técnicas.

“Estávamos ansiosos por este momento de encontrar e trocar experiências. Nossa luta não tem sido fácil, mas a Sectet nos fez renascer com todo o apoio e estrutura nova. Nossas dificuldades estão ficando cada vez menores e poderemos realizar os sonhos de nossos alunos para que entrem lá (nas escolas) e saibam que suas vidas serão transformadas”, comemorou.

Além do secretário e da diretora Vânia, também estiveram na mesa de abertura do evento o senhor Victor Sales, representando o adjunto da Sectet, Filipe Meireles; o diretor de Educação Profissional e Tecnológica, Washington Berg; o diretor de Administração e Finanças, Flávio Augusto Ferreira da Silva; o diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Ericeira; a coordenadora de Ensino Técnico e Tecnológico, Beatriz Padovani; a coordenadora do Programa StartUp Pará, Maria Trindade; o coordenador geral da Caravana da Ciência e Tecnologia e do Enem Pará, Yuri Santiago; a presidente da Jucepa, senhora Cilene Sabino, representando o deputado federal Celso Sabino; o secretário regional de Governo do Marajó, Jaime Barbosa; a secretária de Povos Indígenas, Puyr Tembé; e o senhor Luiz Otávio Castro, representando a Secretaria de Educação (Seduc)/Saeb.

Programação - Ainda durante a primeira manhã do evento, os presentes puderam saber um pouco mais da plataforma “Sectet – Enem Por Todo o Pará”, que será lançada em breve. Além disso, foram apresentadas as propostas relacionadas à EPT que estarão no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Ocorreu ainda a entrega simbólica de notebooks a 21 Eetepas. A entrega efetiva será realizada durante a passagem da Caravana da Ciência e Tecnologia por essas escolas, as quais receberão 20 equipamentos cada e uma sala de tecnologia. A manhã foi encerrada com a apresentação do bailarino Cleiton Bentes, da Companhia de Dança Nosso Jeito, que faz parte da equipe esportiva de dança em cadeira de rodas.

O encontro prosseguiu ainda pela parte da tarde com uma reunião entre os gestores na sede do Conselho Estadual de Educação. E, nesta quarta-feira (21), o evento será realizado na Eetepa Anísio Teixeira.

jogatina Mapa do site