jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DA CORPORAÇÃO

Estado entrega 1º Grupamento de Bombeiros Militar reconstruído e ampliado

Destacamento tem 48 anos de fundação e atua nos bairros da Cremação, Condor, Jurunas, Batista Campos, Guamá e Terra Firme, em Belém 

Por Dayane Baía (ARCON)
06/10/2022 13h19

Governador descerra fita inaugural do 1º Grupamento de Bombeiros Militar ao lado do comandante-geral, coronel HaymanCom quase 50 anos de existência, o 1º Grupamento de Bombeiros Militar foi entregue à corporação na manhã desta quinta-feira (6). As obras foram iniciadas em janeiro de 2022, assegurando a ampliação de alojamentos, garagem para viaturas e salas para a administração do quartel. Com investimento do tesouro estadual no valor de R$ 2.279.692,96, as novas instalações oferecem melhores condições aos 86 militares do grupamento, representando também qualidade na prestação de serviço à sociedade.

O novo prédio dispõe de alojamentos maiores, garagem para viaturas e salas para a administração do quartel O governador Helder Barbalho participou presencialmente da assinatura da ordem de serviço do início das obras e retorna para a entrega oficial da unidade com o descerramento da placa. “Dizer da minha felicidade de poder estar voltando aqui para entregar esse espaço recuperado, reestruturado e em melhores condições para o bem-servir ao nosso Estado, de maneira especial a toda essa região, a mais populosa da capital, que é coberta por este Grupamento”, afirmou o chefe do poder Executivo estadual.

O 1º Grupamento Bombeiro Militar tem 48 anos de existência, atua nos bairros da Cremação, Condor, Jurunas, Batista Campos, Guamá e Terra Firme. 

Reinaldo Dija, morador da região, elogiou a nova estrutura.  “Sem dúvida nenhuma ficou melhor porque não estava legal. Com essa reforma vai ficar muito melhor. Passa mais segurança para a população e é bonito ter um quartel do Bombeiro, valoriza a região. É um bom trabalho do Governo do Estado”, afirmou.

Em discurso, Helder destacou a importância de obras estruturantes para a segurança. “Este investimento compõe um conjunto de ações para cada vez mais estruturar, ampliar aperfeiçoar e melhorar o sistema de segurança pública do estado. E o corpo de bombeiros é um pilar fundamental para esta estratégia. Festejo que este espaço possa cada vez mais servir à nossa população e acima de tudo que seja um ambiente adequado para cada servidora e servidor”, pontuou.

O governador anunciou melhorias para a academia com aquisição de equipamentos para a preparação física e qualidade de saúde dos agentes. Também destacou a realização de concurso público para a corporação com previsão de 405 novas vagas efetivas.

Participaram do ato de entrega autoridades da área de segurança, como o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado.  “Importante nós darmos condições de trabalho aos nossos Bombeiros Militares do 1º GBM para que possamos cada vez mais prestar um melhor serviço. Essa reforma dignifica o atendimento à população, como já fizemos em outras não só em Belém como no interior. Os Grupamentos de Bombeiros Militar passaram todos praticamente por reforma e ampliação para que possamos melhorar a prestação de serviço e atender melhor a população”, enfatizou o secretário.

Titular da Segup, Ualame Machado sauda o governador na chegada dele ao novo Grupamento dos Bombeiros, em Belém Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA), coronel Hayman Souza destacou a entrega. “Mais um investimento, esse é um quartel tradicional e foram mais de R$ 2 milhões investidos do Tesouro. É uma obra importante porque trás conforto para a tropa e mostra que o Governo não está preocupado só com salário mas também com o bem-estar da tropa e com isso fortalece o atendimento à população”, pontuou

Escalonamento

Governador reafirmou o compromisso de assegurar o escalonamento militar para os Bombeiros e à PM, no ano de 2023 Durante o evento, Helder destacou em discurso que o escalonamento do valor do soldo militar um resgate histórico de motivação e reconhecimento para a tropa em 2023.

“Quero reafirmar o compromisso para o próximo ano do escalonamento militar, seja do Corpo de Bombeiros, como também da Polícia Militar do Estado. Este é um compromisso que eu firmei com vocês com planejamento e organização financeira dizendo claramente que nós podíamos fazer a equiparação do soldo dos praças, mas que o escalonamento eu mandaria para a Lei de Diretrizes Orçamentárias que já está na Assembleia Legislativa para o cumprimento disto no ano de 2023”, completou.

jogatina Mapa do site