jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTUDO

Secretaria de Turismo e Dieese iniciam pesquisas sobre o perfil do turista do Círio

O trabalho, que contará com estudantes voluntários da Universidade do Estado do Pará (Uepa), tem como objetivo identificar o que os turistas buscam e de que forma podem ser feitas políticas públicas específicas para o momento

Por Governo do Pará (SECOM)
05/10/2022 15h57

Técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicas (Dieese-PA) iniciaram, na manhã desta quarta-feira (05), os trabalhos das pesquisas quantitativas e qualitativas dos visitantes que vêm à capital paraense por conta das celebrações da festividade do Círio de Nazaré. O trabalho conta ainda com o apoio de 30 voluntários estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPa) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

De acordo com o estatístico da Setur, Admilson Alcântara, uma pesquisa é a do Perfil do Turista do Círio, ou seja, aquele visitante que vem de fora do Estado ou do exterior, já feita há 22 anos pelo Governo do Estado para melhor conhecer as características, necessidades e interesses desse turista do segmento religioso, que começará na noite de sexta-feira, às 19h, em frente a Basílica de Nazaré.

Já o outro levantamento começou hoje (05/10). É o Perfil do Peregrino de Nazaré, grupos de pessoas que chegam caminhando a Belém vindos de outros municípios paraenses até a Basílica de Nazaré. O estatístico detalha também que, ao todo, serão aplicados 1.200 questionários em cada estudo, sendo que a pesquisa Perfil do Turista do Círio será realizada até terça-feira (11), enquanto que o Perfil do Peregrino de Nazaré encerra no sábado (08) pela manhã. Ele explica ainda que as pesquisas possuem prazos diferentes de realização em função da diferença de objetivos e motivações destes públicos.

A Pesquisa do Perfil do Turista do Círio levanta números como a quantidade de turistas de fora do Pará presentes ao evento, os estados de procedência desse visitante, qual o tempo de permanência média em território após paraense, o gasto médio desse turista e a geração de receita para a economia do Pará com a realização das procissões do Círio, além de identificar os meios de hospedagem mais buscados por esse turista, sejam hotéis, pousadas, casa de amigos ou parentes, dentre outros, bem como os atrativos e pontos turísticos mais visitados por esse turista durante seu tempo de permanência na capital paraense.

“A pesquisa e os números são importantes para a elaboração do planejamento das nossas políticas públicas para o setor, o que é importante ser trabalhado, onde podemos atuar, o que precisamos reforçar, que pontos merecem maior atenção, bem como na definição das estratégias de marketing e promoção do turismo do Pará”, explica o secretário de Turismo do Pará, André Dias.

Já a Pesquisa do Perfil do Peregrino de Nazaré vai trazer dados sobre o local de início das caminhadas, se há engajamento em pastorais da Igreja Católica, se realiza a peregrinação só, em grupo ou com a família, quantas vezes já fez a peregrinação, qual a motivação para a caminhada, como avalia o acolhimento que é dado, quais são os maiores desafios do caminho, dentre outros aspectos.

jogatina Mapa do site