jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE DA MULHER

Hospital Público da Mulher alcança 55% da execução das obras de construção

Espaço terá atendimentos laboratoriais e hospitalares, e funcionará como referência para a promoção da saúde e o acolhimento de mulheres

Por Lilian Guedes (SECTET)
05/10/2022 14h32

O primeiro hospital construído no estado do Pará com atendimento exclusivo para o público feminino já está com 55% dos serviços executados. Sob a gerência da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré contará com 12 pavimentos, sendo um subsolo, e 120 novos leitos distribuídos em uma área superior a 17 mil metros quadrados. 

A unidade hospitalar será referência no atendimento e irá contribuir para a melhoria da assistência à saúde prestada à população feminina de Belém e Região Metropolitana, além de desafogar a demanda de outras unidades. O espaço irá dispor de serviços de urgência e emergência, consultórios, laboratórios, serviço de nutrição, centro cirúrgico, além de atendimento para mulheres vítimas de violências sexuais e domésticas. O titular da Sedop, Ruy Cabral, ressalta a importância desta unidade para a saúde pública do Pará.

“A construção deste Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré será, sem dúvida alguma, uma unidade importantíssima para o Estado e, principalmente, para o público feminino que contará com uma estrutura moderna, de alta qualidade, além de diversos atendimentos exclusivos para o acolhimento da mulher paraense. Obra extremamente necessária e um marco para o Pará que na sua atual gestão, tem buscado valorizar a população de maneira geral”, disse o secretário de obras do Estado, Ruy Cabral. 

O térreo concentrará o atendimento de urgência e emergência, consultas ambulatoriais, brinquedoteca e ala de diagnósticos por exames de imagem.  Haverá também atendimento ambulatorial. O segundo andar concentrará o apoio técnico, a nutrição e dietética e o refeitório. Já o terceiro andar abrigará o setor administrativo, ensino e pesquisa, apoio técnico e logístico. As salas de cirurgia serão distribuídas no quarto andar e logo acima dos leitos de UTI. Do sexto ao décimo andar ficarão os leitos clínicos. No 11º andar haverá um auditório.

Com geração de mais de 300 ofertas de emprego direta e indiretamente, as obras tiveram início em junho de 2021 e, atualmente, os serviços seguem dentro do cronograma previsto sendo o setor A - com a 11ª laje já executada e a laje do pavimento técnico já concretada e em execução com a laje de cobertura. No setor B, a 11ª laje também está finalizada e, atualmente, em execução com o pavimento técnico.

Os 120 novos leitos serão distribuídos em 100 leitos operacionais de urgência e emergência com atendimento de alta complexidade, 20 leitos de UTI (Unidade Terapia Intensiva) com cuidados especializados em ginecologia, mastologia, infectologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia, equipada com aparelhos de ressonância, raio-X, mamografia, tomografia e eletrocardiograma.

jogatina Mapa do site