jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARLOS GOMES

Ópera Estúdio abre seleção para cantores líricos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/01/2015 14h43

Cantores líricos que fazem parte do Ópera Estúdio, curso de extensão da Fundação Carlos Gomes que tem como objetivo preparar esses artistas para atuar profissionalmente em montagens de óperas, participaram de um bate-papo com a fotógrafa Walda Marques na manhã desta quarta-feira, 28. Ela destacou o trabalho que desenvolve retratando pessoas e sobre a importância do portfólio para a carreira do artista. ‘O retratista trabalha a personalidade e o melhor ângulo’, destacou a fotógrafa, que é considerada uma referência nessa arte no Pará. ‘Não consigo fazer um trabalho que não seja autoral. É uma enorme responsabilidade’, ressaltou.

A cantora lírica Jena Vieira, coordenadora do Ópera Estúdio, destacou que o portfólio ajuda na seleção dos cantores. ‘O portfólio deve ser impecável na diagramação, conteúdo e foto porque ele ajuda a ‘vender’ o artista, que será mais valorizado. Ele é fundamental também nas audições seletivas porque muitos cantores são selecionados pela foto que apresentam. A foto mostra quem você é’, frisou.

O bate-papo deverá virar oficina e integrar as atividades do Ópera estúdio em 2015. De 2 a 4 de fevereiro, o projeto abre inscrições para alunos que tenham interesse em participar da formação este ano. Os interessados podem se inscrever na secretaria do Instituto Estadual Carlos Gomes, localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 977, no horário de 9h as 12h e de 15h as 18h. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e observar os requisitos exigidos no edital: estudar ou ter estudado canto lírico ou ter participado do Festival de Ópera do Theatro da Paz como coralista ou cantor solista.

Além da ficha de inscrição, o candidato deverá apresentar a cópia de documento de identificação com foto e cópia da partitura da Ária que será executada no dia da prova, prevista para 10 e 12 de fevereiro. Para as audições o cantor deverá executar uma Ária do repertório operístico tradicional, memorizada. Um pianista estará disponível para acompanhar as provas, mas se o cantor preferir poderá trazer seu próprio acompanhante. Uma cópia da partitura (clara e sem rasuras) deverá ser entregue no momento da inscrição.

As audições serão realizadas na Sala Ettore Bosio, em horário agendado pela instituição no momento da inscrição. A homologação das inscrições será no dia 6 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 20 do mesmo mês.

Ópera Estúdio

O curso tem duração de um ano, com aulas às terças e quintas, das 14h às 16h. O objetivo é a preparação cênica e vocal de cantores para que eles possam desempenhar a carreira operística. Podem participar do curso cantores líricos, alunos e ex-alunos de canto das instituições de ensino de música e coralistas do Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz ou que já tenham participado de outras edições do festival. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de participação.

Serviço:A ficha de inscrição e o edital do processo seletivo para o Ópera Estúdio estarão disponíveis no site www.fcg.pa.gov.br

jogatina Mapa do site