jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATUALIZAÇÃO

Adepará participa da mesa de abertura do Amazonvet 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/09/2015 15h53

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) participa esta semana do Congresso de Medicina Veterinária da Amazônia Legal - Amazonvet. Nessa quinta-feira, 10, o diretor geral da Agência, Luciano Guedes, compôs a mesa de abertura do evento realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PA) e que segue até esta sexta-feira, 11, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

Além da Adepará, a mesa de abertura foi composta pelo anfitrião do evento, o presidente do CRMV-PA, Edson Brito Ladislau, pelo presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda; pela coordenadora de Produção Animal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Edith Melo, que representou o secretário Hildegardo Nunes; pelo professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Cristian Faturi, que representou o reitor Sueo Numazawa; pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (Unama), Paulo Galdino, que representou o reitor José Bezerra Diniz, e pelo diretor do Centro de Zoonoses, Altevir De Matos Lopes, diretor do Centro de Zoonoses, que representou o secretário de Saúde de Belém, Sérgio Amorim.

Para Luciano Guedes, o Amazonvet é uma oportunidade para que médicos veterinários, como ele, possam reciclar seus conhecimentos sobre ciência e tecnologia voltados para a área. “A Adepará entende a importância de eventos como esse, tanto que trouxe a maioria dos seus técnicos e médicos veterinários não só de Belém, mas de vários municípios do Estado para participar”, informou. “Não é fácil reunir mais de mil profissionais em um encontro que abrange toda a Amazônia Legal. Mas nosso objetivo é levar conhecimento, não só na parte científica, para os colegas nesse momento importante que também é de congraçamento e integração”, completou Edson Ladislau.

Setenta médicos veterinários da Adepará participam do evento. Dez deles tiveram seus trabalhos científicos aprovados pela Comissão Organizadora e estão apresentando os resultados dentro da programação do Amazonvet. Os trabalhos abordam assuntos de diversas áreas, como defesa sanitária animal, doenças parasitárias e infeciosas, produtos de origem animal e saúde pública. “É uma oportunidade que a Adepará está dando aos fiscais estaduais agropecuários, que são médicos veterinários, para atualizarem conhecimentos e trocar experiências”, enfatizou a coordenadora da Educação Sanitária e Comunicação da Adepará, Melanie Castro.

Soure – Durante a cerimônia, a professora, agrônoma, médica veterinária e produtora rural do município de Soure, Eva Maria Abufaiad, foi escolhida a médica veterinária do ano de 2015 e recebeu homenagens do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PA).

O Amazonvet tem como objetivo socializar o conhecimento, a produção científica, promover a atualização, trocar experiências e integrar profissionais e acadêmicos da medicina veterinária, além de incentivar discussões para os problemas enfrentados na Região Amazônica referente à saúde do homem e dos animais domésticos e silvestres. Simpósios, palestras, mesas redondas e exposição de trabalhos científicos, envolvendo profissionais de renome nacional e internacional compõem a programação do evento, composto ainda pela tradicional feira de expositores.

O Amazonvet também abrange a 39ª Semana do Médico Veterinário do Estado do Pará e o 7º Seminário Paraense de Medicina Veterinária.

Texto: Camila Moreira

jogatina Mapa do site