jogatina

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Susipe divulga nomes de três foragidas do CRF

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/04/2019 18h42

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informa a fuga de 13 internas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua, ocorrida na tarde deste sábado (6). De acordo com informações preliminares da Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe (DAP), 10 fugitivas já foram recapturadas e estão em isolamento. A polícia continua as buscas pelas outras três foragidas: Rayra Dias Silva, Andrea Silva Rosário e Laise Queiroz de Souza. 

O diretor de Administração Penitenciária da Susipe, coronel Janderson Santos, explica como a fuga ocorreu. “Um policial do BPOP observou uma mulher toda suja de lama andando na Passagem Estrela, ao lado do CRF, e realizou uma abordagem e a identificou como detenta. Imediatamente, a guarda foi acionada e descobrimos que se tratava de uma fuga. Outras detentas também estavam correndo em direção a mata, quando os policiais saíram em busca das fugitivas, junto com agentes prisionais. Como hoje foi dia de visita, primeiro retiramos com segurança os familiares da unidade para que então os policiais da ROTAM pudessem entrar e realizar a revista geral e recontagem das internas”, explica o diretor.

Ainda de acordo com a DAP, a fuga foi realizada por um túnel localizado em uma cela do bloco I, que tem 20 celas coletivas e custodia 256 presas. As internas não tiveram apoio externo. “Foram feitas duas revistas no CRF, na semana passada e não encontramos nenhum vestígio de escavação de túnel. Ao identificarmos a cela onde foi feito o buraco verificamos que as presas deslocaram o vaso sanitário e cavaram o túnel pela tubulação do esgoto para fugir. A cela está cheia de lama, portanto essa escavação é nova. O túnel foi escavado em dois dias no máximo”, afirmou o coronel Janderson Santos.

Neste momento, equipes da ROTAM estão dentro do CRF fazendo uma revista geral e recontagem das internas. O CRF tem capacidade para 480 vagas e atualmente custodia 713 mulheres. Nenhuma presa ficou ferida.

Todas as detentas envolvidas na fuga irão responder a Procedimento Disciplinar Penitenciário (PDP). As visitas estão suspensas temporariamente, até que a estrutura física da unidade seja refeita e a segurança da unidade, das internas, de familiares e de servidores esteja garantida.

A Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura da Susipe já interditou o local para reparos e concretagem do túnel, que de acordo com a PM tem cerca de 8 metros de comprimento por 3 metros de profundidade. A Polícia Civil irá instaurar um inquérito para investigar o caso.

jogatina Mapa do site